terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Das complicações de se viajar sozinha no Brasil...

Eu já viajei sozinha inúmeras vezes, todas para fora do Brasil. Sempre sem medo, sem neura, ia de hostel e chegando lá tinha todas as dicas na palma das mãos e, muitas vezes, já saía com os passeios agendados no check-in.

Agora, casada, esse mundo praticamente não me pertence, pois meu marido, por conta de questões de saúde e gosto pessoal não encara hostel e viagens mais rústicas e aventureiras.

No feriadão de abril, consegui um salvo conduto para uma viagem solo, no meu estilo e em busca dos destinos que ele não pode me acompanhar e, como são apenas 6 dias, quero me ater a uma única cidade para evitar deslocamentos e a fadiga (afinal, são quase 38 anos nas costas).

Descartei de cara qualquer país da América Latina, já que qualquer viagem além da capital já começa em pelo menos 2 mil reais e perdendo um dia de deslocamento inteiro na ida e outro na volta. Vamos tentar o Brasil.

Difícil achar passagem em conta, mas OK, até 1000 reais a gente encara. E o problema começa em... acomodação e pacotes.

Resolvi focar em destinos de ecoturismo, como as Chapadas dos Veadeiros, Diamantina, Guimarães, Lençóis Maranhenses, até Manaus entrou na lista.

Cortei Manaus de cara por causa da temporada das chuvas e a chapada Diamantina pelo perrengue pra se chegar (avião + 7 horas de busão). Lençóis deixei de lado por enquanto por conta da inconveniência de vôos, sempre saindo e chegando de madrugada. Eu mulher, me pergunto se é seguro andar de táxi sozinha no Maranhão e de madrugada.

Foquei nas duas chapadas.

Na dos Veadeiros, achei bons pacotes, caros mas como é feriado, a gente releva: R$ 1290,00. E aí que estou sozinha e acredito que vai aumentar mais um pouco pra cobrir a diferença do preço total da hospedagem para duas pessoas e eis que o pacote pula pra R$ 2100,00.

Será possível que num pacote com 2 transfers de 80km, 4 noites de hotel, 4 dias de passeios os passeios e o transfer custem "apenas" R$ 290,00? Afinal, o passeio e o transfer deveria ser por cabeça.

Isso considerando que o preço da pousada no feriado é R$ 200,00 por noite para duas pessoas. Se considerarmos esse preço todos os dias, seria, R$ 1200,00 ou R$ 600,00 para cada um. E acomodação single leva-se em conta também um descontinho pois é uma pessoa só tomando café da manhã, menos toalhas e por aí vai. Ou seja já está caro. Se considerarmos que duas noites sequer são feriado então...

Não recebi respostas dos locais que mandei email na chapada diamantina, mas em alguns sites com acomodações mais "up", o preço single é o DOBRO do duplo. Será que a diversão é em dobro? Vou ocupar dois lugares no transporte?

Tem algo muito errado nisso aí. Ou será que errado é quem não tem companhia para viajar?

Ainda não me aprofundei nas pesquisas, mas se alguém conhecer alguma pousada, preços de passeios ou qualquer dica que viabilize a viagem, agradeço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário