sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ciao bella: enfim de volta à Roma!

A Itália é uma paixão particular, desde 2009 quando ali pisei pela primeira vez.

Roma pode ser caótica, estar suja e as pessoas falarem alto e por vezes parecerem grossas, mas amo e meu coração ali se sente em casa S2.

Na chegada nem pensamos, TAXI: tarifa pré-fixada (50 euros) e dor de cabeça zero. Se vc estiver sozinho até vale pegar o trem do aeroporto até a Termini, mas estando em grupo como nós, acaba valendo a pena o taxi.

Da primeira vez fiquei na boca da Termini (o melhor local na minha humilde opinião). Desta vez como o foco era ficar em hotel "conhecido" para não ter problema, ficamos no Eurostars St. John, menos de duas quadras da estação Manzoni na linha vermelha e próximo ao Coliseu.

Como chegamos de noite, nem pensamos muito: lanchamos no aeroporto, fomos para o hotel e CAMA, para começar cedo curtindo no dia seguinte.

Primeira providência o dia seguinte foi ir até a Termini comprar o Roma Pass para todos, inclusive para o guri. Criança pode ter desconto em vários documentos, mas pra quem tem Roma Pass é fila diferenciada e fila ZERO. 34 euros, 3 dias de transporte inclusos e 2 atrações inclusas, com desconto em todas as demais de 20 a 50%, sendo que o Coliseu e Forum palatino contam como uma apenas. A segunda atração pode ser qualquer um dos demais museus como a Galeria Borguese, o castelo de Sant´Angelo e as Termas de Caracala. Só não conta pro Vaticano.

Então, fui à Termini e aqui começa a alegria: café espresso bem tirado em qualquer BIROSCA e por 1 euro, 1,10 euros no máximo. 1 croissant (que lá chamam de brioche quando doce) mais 1 euro. Se quiser uma colherada de Nutella, mais 0,50 centavos de euro. Em paris, um café começa em 2,50 euros e um café da manhã em pelo menos 9 euros (espresso + crossiant + micro suco + pedaço de baguete com manteiga).

A alegria continua com as lojinhas de chocolate, da L´occitane e da Sisley liquidando geral.

Na rua, no caminho, comprei um tênis pro meu marido que não aguentava mais a bota: um Lacoste básico por 59 euros e um casaco da Itália azulão pro filhote por 10 euros - detalhe que na plaquinha tava 12, já fui com a grana pagar e a moça me devolveu 2 euros pois estava em liquidação.

E no primeiro dia o roteiro foi o tradicional combo: Coliseu + Forum Palatino. O melhor passeio EVER a se fazer em Roma. Imprescindível. Super recomendo o audioguide, agora é um ipod ou algo semelhante, tem em português e mostra uns vídeos, o que ajudam a localizar as partes mencionadas no guia.



 
 
Wntre o Coliseu e o Foro Palatino, contrariando o que sempre recomendam, comi no primeiro restaurante que vi nas imediações, Al Gladiatore. Nem era tão caro nem achei a comida de baixa qualidade. pedi um menu que vinha pixxa + sobremesa + vinho por 16 euros. Saí feliz (Al Gladiatore).
 

 

Depois da panna cotta acima, fomos para o Forum Romano que, na minha opinião, é um grande museu a céu aberto, rivalizando com as ruínas do Éfeso e Pompéia. Encravado no centro de Roma:



 
O segundo passeio que eu poderia recomendar, deixe para a primavera/verão: Termas de Caracala: é lindo e ainda rola muito gramado e árvores para deitar e relaxar um pouco, curtindo a natureza.

No final do dia, no embalo, passamos na Fontana de Trevi, lotada como sempre (acho que vazia, só de manhã), tiramos fotos, jogamos moedas (algumas chegaram ao destino) e na volta demos uma paquerada nas lojinhas da Via del Corso.


 
E terminamos a noite na Antica Enoteca, que fica na Rua della Croce, meu retaurante favorito na viagem de 2009. Infelizmente o nível deu uma caída, a comida e o atendimento não estavam tão bons e estava tão vaziinho.... quando fui em abril de 2009 bombava dentro e fora, nas mesinhas externas.



E o detalhe na hora de ir embora, a confusão ente a placa do Mc Donalds e a do Metrô na Piazza de Spagna...
 



 

Ciao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário