terça-feira, 17 de setembro de 2013

Seguro Saúde - dica pra quem tem plano de saúde da Sul América


Li hoje no Jornal uma notíca sobre uma moça, jovem, que está passando um aperto pois teve uma emergência médica no Peru: descobriu um tumor no cérebro, precisava de uma cirurgia e sofreu todo um processo por conta da recusa do cartão de crédito, que provia o seguro, em custear o traslado emergencial da mesma integralmente, solicitando que a família custeasse parte do mesmo (incríveis 30.000 USD) e depois nem isso.
 
Por conta de notícias como esta e das brasileiras que estavam no balão que caiu na turquia e tinham seguro normal (pra quem acha que problema só acontece com seguro de cartão) que resolvi vasculhar na NET opções de seguro assistência viagem para complementar o seguro do cartão, quando me de parei com algo BEM interessante.
 
A Sul América Saúde (aquela dos planos de saúde que muitos de vcs podem ir a ter) oferece para determinados produtos comercializados por ela um servicinho extra chamado SOS-USA que nada mais é que uma cobertura extra para atendimento emergencial nos EUA (exceto ilhas), o que eu achei muito, muito interessante!
 
Apesar de só servir para os EUA, acho uma mão na roda, se considerarmos o alto custo dos serviços médicos e pode ser um belo complemento à Assistência de Viagens que os cartões de crédito oferecem.
 
Só poderei dar mais detalhes daqui a umas duas semanas, pois o seguro complementar só pode ser solicitado 30 dias antes da viagem; preciso aguardar o prazo para ligar e solicitar, informando os passaportes e as datas da viagem e só então eles enviam uma apólice por email esclarecendo as coberturas, o que não podia ser feito por telefone.
 
O máximo que conseguir extrair é que em caso de emergência, você liga pra Central de Atendimento os EUA e eles encaminham ao Hospital conveniado mais próximo. Em caso de urgência urgentíssima, daquelas que quando vê vc já se vê num episódio de E.R. ou Grey´s Anatomy, para ter a cobertura é necessário contactar a central ANTES da alta médica ou perderá o direito à assistência naquele evento.
 
Mas se vc estiver para viajar e tiver algum Plano de Saúde com a Sul América, joga no google "SOS EUA Sul América", vai no link, liga pra administradora com o cartão em mãos e veja se o seu produto contempla este extra, lembrando que só não vale para as ilhas.
 
Se rolar, vai ser uma BELA economia. E como é uma empresa grande, se der problemas acho mais fácil resolver do que com uma empresa pequena de seguros.
 
Em breve, notícias!
 
 

sábado, 7 de setembro de 2013

Compro um Guia?

Eu acho válido.
 
Tenho alguns, mas verdade seja dita: no final das contas, vc lê tudo e acaba nem carregando pelo peso na bolsa não é? E acaba tendo que fazer n anotações que na hora H não vai ter à mão.

 


Deixei de lado o preconceito e topei ler os Guias Top 10, que vai direto às melhores atrações e passeios e estou bem impressionada : práticos, leves, cabem na bolsa e 1/3 do preço do grandão. vale muito a pena considerar hein?




Todos eles vem com um mapinha muito bom.

Ai, ai, ai ai.... está chegando a hora!!!

 
Ainda falta um bom tempo, 41 dias para ser mais exato. Mas para quem está em contagem regressiva desde o final de maio... :-)
 
Programação já está fechadinha, hotéis reservados e em pagamento através do Hotéis.com, pesos mexicanos comprados, dólares comprados (chora muito).
 
Pra quem procura os raríssimos pesos mexicanos (MXN), o único lugar em que consegui comprar foi na Confidence Câmbio. Não vou dizer que é a melhor cotação, já que ouvi relatos de 1 BRL = 6 MXN, mas 1 real valendo pouco mais de 4,50 MXN tá valendo. Quis levar uma quantia já na mão para pagar taxi, metrô, ingressos e com isso não pagar a extorsivas taxas de saque, sem contar que li relatos de que os caixas lá não permitem saques de valores altos. ara o resto, irei usar cartão de débito do ITAU, sem taxas, conversão na hora, IOF dde 0,38%.
 
Para dólar, infelizmente ainda alto, a DG Câmbio e Turismo ainda é a imbatível. Enquanto eles me cobravam R$ 2,41 esta semana na quarta ou na quinta, doleiro pedia R$ 2,45. Trabalham com dólar em espécie e VTM e entregam, super de confiança. Em 5 anos, não achei quem cotasse melhor.
 
Para quem procura transfer BARATO em Cancun/Playa del Carmen, a dica é o serviço de Shuttle da empresa aérea Volaris. Em seu site eles oferecem o serviço de transfer a 70 MXN entre o Aeroporto e Cancun e 170 até Playa del Carmen. Algo tipo 15 ou 37 reais. Super mais em conta que Taxi, principalmente para Playa del Carmen que haviam me cotado em torno de 60 USD.
 
Para passeios e transfer na Cidade do México, a minha descober foi o site BestDay.com: preços em real, sem IOF, parcela, aparentemente compensa e muito.
 
O transfer ida e volta pro Aeroporto da Cidade do México estava cotado em 46 USD (ida e volta). Os parques estavam sendo cobrados praticamente o preço de conversão do dólar sem IOF e parcelando, muito bom!
 
Devo comprar com eles os tickets para X-caret, Xel-Ha e Xichen - sim, vou pra Chichen Itzá com eles. Um pouco mais caro, mas sem aquela lenga lenga de parar e cidadezinha pra comprar artesanato, mais de 3 horas em Xichen e ainda param em um Cenote em que vc efetivamente pode nadar.
 
Pra quem está pensando em usar os serviços de transporte dos parques - NÃO.
 
O bilhete acresce de 20-25 USD por pessoa. O aluguel de um carro na Decolar.com com taxas por 4 dias sai por 100 USD. Se você tiver carteira e disposição, vale a pena.
 
No nosso caso, será um plus, já que iremos para Playa e depois para Cancun e não há transfer Playa-Cancun e nos ofereceram Taxi por 59 USD o trecho.
 
Assim, chegaremos em Playa, vamos primeiro a Chichen Itza de excursão e no dia seguinte, pegamos o carro antes de ir pra X-caret e devolveremos em Cancun.
 
E estando de carro, a dica que vi em vários blogs: vá cedinho pra Tulum, faça a visita em uma hora e meia, contrate um guia se estiver com mais pessoas. Depois, visite um Cenote (Azul ou dos Ojos), almoce, vá para Akumal e curta a praia ou vá para a Laguna Yal-ku e faça snorkel com tartarugas.
 
Se não estiver de carro, Edventure oferece um pacote super legal : por 95 USD vc vai aos cenotes e à Laguna; por mais 10 USD vai a Tulum também e mais 25 USD pelo snorkel com tartarugas. Transporte e almoço incluído.
 
Por conta própria, isso tudo aí sai a mais ou menos 75 USD por cabeça. Super válido.
 
E pra quem quer fugir da tradição nadar com golfinho, beijar golfinho, faça algo diferente: abrace um peixe boi (manatee).
 


Pra quem achar que é loucura, assista o vídeo abaixo. Eles são enormes, mas lentos, doces e carinhosos!
 
 
E isso é só o começo! Quando eu voltar, conto exatamente como foi e atualizo preços e custos!