terça-feira, 30 de março de 2010

Seguro de Viagem: não custa lembrar

É simplesmente IMPRESCINDÍVEL ter os seguro de viagem para onde quer que você vá, principalmente em se tratando de Europa, já que é um ótimo motivo para barrarem sua entrada.

É uma graninha mas faça, sempre, não se esquecendo que nos países que fazem acordo do tratado de SCHENGEN é exigida uma cobertura ADICIONAL.

E pra quem tem cartões VISA PLATINUM e comprou o bilhete aéreo com o mesmo, não se esqueça: a Visa oferece seguro viagem GRATUITO, com extensão de cobertura para satisfazer as exigências do tratado de Schengen.

E foi dada a largada...

Justo ontem que eu estava louca pra dormir e com a internet péssima, meu namorado se animou e resolveu que deveríamos começar a reservar tudo e na minha cabeça só passou "ai jesus" pois tinha pedido a um amigo naquele dia de manhã pra pesquisar preços para ver se reservávamos com ele mas enfim...

Fizemos as reservas para Interlaken, Berna, Lausanne e Genebra e Chamonix.

Ainda faltam as reservas de Lugano, Saint Moritz e Liechtenstein que estão pendentes e deixei na mão do meu amigo agente por causa de uma dúvida no preço da estadia.

No site Hotels.com aparecia um preço num quarto double para duas pessoas, um casal; no entanto, pesquisando diretamente no site do hotel constato que existem DOIS preços para o mesmo quarto, para uma e duas pessoas, e o de duas pessoas não batia com o do Hotels.com. E aí, #commofas ?

Quanto aos demais, apesar de já escolhidos, achei melhor esperar. Prefiro sempre reservar no ordem pra não ter erro nas datas da reserva. Só espero que ele consigo resolver até amanhã pois o famigerado resort só tinha mais dois quartos double. rs

E, além disso, pra quem term cartões PLATINUM do Banco Real, amanhã é o último dia da promoção "pontos em dobro":? se o total de seus gastos no mês de março ultrapassar R$ 4500,00 a pontuação será dobrada.

Como esse mês comprei bilhete e estou fazendo reservas tô louca pra conseguir esse feito, que me garantiria numa tacada só uns 7 mil pontos no mínimo, que podem ser trocados por 7 mil milhas TAM, VARIG, TAP, dentre outras cias.

A hora é essa.

#ficaadica

segunda-feira, 29 de março de 2010

Montando o roteiro: Suíça!


Quando meu namorado propôs Suíça, a princípio, fiquei BEM preocupada.

Primeiro porque a suíça é um país caro e seria praticamente impossível fazer as 3 semanas, uma em Londres e duas na Suíça com módicos 2000 euros.

Segundo porque eu pretendia gastar não mais que 25-30 euros por uma cama em um albergue, e agora, namorando, ia ter que rolar no mínimo um quarto duplo e ele tinha um certo preconceito com albergues. Fora o custo do carro.

Propus chegar meu orçamento a no máximo 50 euros a minha parte na diária com café da manhã e ele topou e disse que completaria o que faltasse e passamos a procurar hotéis e digo é difícil pacas!

Nessa faixa de preço a grande maioria ou era longe do centro da cidade (quiçá FORA da cidade) e, muitas vezes, não incluía café da manhã, ou não tinha estacionamento ou não tinha banheiro no quarto.

Sinceramente: em pleno século XXI alguém me explica como é que países tão desenvolvidos e avançados ainda oferecem esse tipo de acomodação em hotéis? m banheiro dentro do quarto, ainda que pequeno é o mínimo que a decência e higiene exigem. E olha que quem está falando vem do Brasil...

Depois de muito rodar e pouca coisa achar, convenci ele a dar uma olhadela nos sites de albergues e graças a Deus ele começou a mudar de idéia.

Albergue fora do Brasil é bem mais que uma acomodação barata cheio de jovem viajando e tocando zona: muitas famílias viajam nesse esquema e, em alguns casos, certos albergues são mais confortáveis e bem localizados que muito hotel, equiparando-se a pousadinhas.

No caso da suíça, pousadinhas charmosas e aconhechagantes como as que vemos em Friburgo e Teresópolis.

Depois de muito pesquisar, conseguimos um meio termo: ora ficaremos em albergue, ora em hotéis e, desse jeito, conseguimos diárias de casal, sempre em quarto com banheiro, a grande maioria com café da manhã na faixa de 84-100 euros e em um ou dois lugares pagaremos 110 euros.

As pesquisas foram feitas nos seguintes sites:

www.hostelworld.com

www.hostelbookers.com

www.hoteis.com

www.accorhotels.com

Certas cidades, que geralmente são procuradas por causa das estações de esqui apresentaram preços ÓTIMOS como foi o caso de Chamonix: 84 euros com café da manhã e estacionamento o casal, num albergue esquema pousada, super aconchegante, porque estamos indo em junho, mais baixa temporada IMPOSSIVEL. :)

E o que falar de um SPA na Áustria, na fronteira com Liechenstein nos pés de uma estação de esqui por módicos 90 euros o casal com café da manhã e estacionamento?

Ah sim: eu sei que Chamonix não é Suíça mas é na Fronteira, fica no caminho e parte do Mont Blanc pertence à Suíça. :)

Como Zurique talvez fiquemos com amigos, contabilizei apenas as demais cidades e constatei que por 13 noites pagaremos 660 euros cada, ou seja: menos de 51 euros por dia!! #EPICWIN

Hoje à noite começaremos a fazer as reservas. Agora só falta o carro e esse não tem jeito: por 16
dias pagaremos pelo menos 800 dólares...

O roteiro aprovadíssimo até agora será este:

Zurique - Lucerna - Interlaken - Berna - Lausane - Genebra - Chamonix - Lugano - Saint Moritz - Liechenstein - Zurique

Estou ansiosíssima e contando o dia: faltam 53 dias!


sexta-feira, 26 de março de 2010

Montando o roteiro - Londres


Agora que já defini a segunda parte da viagem, relaxei e comecei a planejar a primeira parte, sozinha. Como ele é quem vai alugar o carro e quer escolher hotéis (albergue dessa vez, só em Londres, snif), dei apenas uma sugestão de roteiro, com datas e cidades e ele vai dar o jeito dele.

Ao menos assim espero.

Londres realmente é caro por um lado, mas não tanto por outro.

A começar por albergues: é possível achar ótimos albergues e bem localizados por menos de 30 euros e eu posso recomendar desde já a rede Astor Hostels: um dormitório feminino com banheiro e café da manhã incluído para 4 pessoas (o mais caro) custava 26 ou 30 euros conforme o dia da semana. E lá ainda tem wifi de graça, lockers, guarda volumes e fica 24 horas aberto! \o/

No meu caso, pra economizar um pouquinho (rs) optei por um quarto para 6 meninas com banheiro por 22/26 euros, economizando 20 euros, o que é uma graninha.

O passo seguinte foi comprar as passagens que já tinha visto pela Easyjet, que tem vôos diretos para Londres: 64,50 euros Nice-Londres e 85,50 libras Londres-Zurique. É uma companhia boa, a única sacanagem, acho eu, é que eles cobram 9,50 EUROS para pagamento com cartão de crédito e 4 EUROS para pagamento com Visa Electron, só isentando de taxa quem usar cartão de “débito”.

Como o nosso Visa Electron não funciona lá fora, MIFU. :(

Mas como deixei pra ontem, me dei mal, em parte: não tinha mais o vôo Londres-Zurique: vôo low cost tem que ser comprado RÁPIDO. Quando descobri que o vôo que eu queria, via Gatwick tinha acabado quase surtei: só restava um partindo de Luton, num horário não muito legal e que custava 105 LIBRAS.

Acabei conseguindo um vôo até mais em conta, 80,50 libras e por uma companhia até mais confortável, a British Airways, mas como dizem que anda entrando em greve, dá medo. A coisa boa é que vou conhecer o aeroporto de Heathrow, na volta.

Outra providência que fiz foi comprar logo o transfer do aeroporto pra Londres e de Londres pro aeroporto, que vende pela internet: o Gatwick Express e o Heathrow Express. Disseram que o preço lá é praticamente o mesmo na hora mas preferi não arriscar. Além disso, na hora que entrei no site do Gatwick tinha uma promoção de desconto de 10% pra quem comprasse online e, no de Heathrow, achei na internet um voucher dando upgrade para 1ª classe.

É nóis na terra da rainha. :-D

Semana que vem verei os ingressos antecipados para teatros e algumas atrações que, comprados juntos, rendem ótimos descontos, e verificar se vale a pena comprar o Heritage Pass, um passe que garante entrada gratuita em todas as atrações londrinas.

Museus lá são gratuitos ao público, mas igrejas e castelos não.

Preciso fazer minha TO DO LIST in London para definir se o desconto vale.

É isso. Em breve trarei novidades.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Mudança de rota...

E a Turquia mixou, pelo menos por enquanto.

Ante a inexistência de companhia que voasse até a Turquia com milhas, nas datas desejadas, a opção ficou inviável, infelizmente.

Passamos então a procurar outras opções dentre as várias viagens que ainda queria fazer na Europa, priorizando sempre a boa logística de transporte, distâncias não muito longas entre as cidades a serem visitadas e, sempre que possível, optando por conhecer bem um país.

Pensamos inicialmente em Áustria e Suíça e no fim das contas decidimos apenas pela Suíça, quando descobrimos várias cidades super interessantes a menos de 2 horas de viagem cada!

Assim sendo, emiti meu bilhete indo por Nice e voltando por Zurique, nosso ponto de partida e chegada. Daremos uma volta na Suíça por 16 dias, de carro: muito chocolate, fondue, batata rostie e muitos KM a correr na volta, mas será sem, dúvida maravilhoso!

E como eu tenho uma semana a mais de férias, passarei o final de semana em Nice visitando uma amigona e passo a semana em Londres, encontrando meu dileto namorado em Zurique num sábado, quando começa a longa jornada.

Sempre tive preferência por viagens exóticas, mas um roteiro romântico com a pessoa certa não pode decepcionar.

Louca?

Nem um pouquinho... ;-)

E como promessa é dívida e ele JUROU, 2011 ou 2012 eu vou à Turquia, com tudo que tem direito.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Roteiro para a Turquia


Depois de algumas semanas me debruçando sobre as possibilidades de um roteiro (que ainda não foi discutido com meu ilustre acompanhante) e com algumas pequenas adaptações, cheguei a algo bem próximo do roteiro que gostaria de fazer.

A primeira alteração doeu : não voltarei no último dia.

Isso mesmo e não estou doente, mas é por um bom motivo (rs), por isso, voltarei no dia 12/06, vôo de 18:35, escala em Paris e chegando ao Rio às 05:20 do dia 13/06. Pois é, noite do dia dos namorados num avião, mas vão ser 3 semanas dos namorados rs

Parto do princípio que conseguiremos o trem noturno (Expresso do Oriente!) de Sofia para Istanbul que chegará às 07 da manhã. Daí, a Rotina será a seguinte:

31/05 – Chegada em Istanbul (2 noites)
01/06 – Istanbul
02/06 – Istanbul. Às 20:15, vôo para Ankara (Turkish Airlines) (2 noites)
03/06 – Ankara
04/06 – Ankara. Pela manhã, Ankara-Capadocia (4hs)
05/06 – Capadocia. Vôo de balão (manhã). Konya no fim do dia (3hs), pernoite.
06/06 – Konya - Deznili 15hs (5hs). Pernoite e show Dervishes
07/06 – Pammukale (pernoite)
08/06 – Pammukale - Selçuk pela manhã (3hs)
09/06 – Selçuk
10/06 – Selçuk-Izmir = 1 hora e vôo Izmir-Istanbul às 21:05
11/06 – Istanbul (comprinhas!!)
12/06 – Istanbul-Paris-Rio, partindo às 18:35

A grande dúvida é a parada estratégica em Konya, ou ficar MAIS um dia na Capadócia e ir direto para Pamukkale (Neveshir) é uma noite inteira viajando ou um dia inteiro, de ônibus ou de trem, não sei o que meu parceiro toparia, mas Konya tem coisas bonitas para se ver.

Selçuk, pra quem não conhece nem ouviu falar é a cidade mais próxima do Éfeso e de Troia, excelente local e muito recomendado para o pernoite e, dali, 1 hora para o aeroporto de Izmir, de onte tomaremos um vôo para istanbul, economizando 10 horas de busão por módicos 50 euros mais ou menos.

Porque Istanbul duas vezes? Simples: quero fazer comprinhas e não quero arrastar malas pela medina! Por isso me programei para nos primeiros dias em Istanbul fazer apenas os tours, comprar uma ou outra coisinha simbólica. Dia 11 será dedicado ás compras e dia 12, o merecido descanso. Quem sabe um banho turco pra relaxar antes da longa viagem de volta?

Enfim, é isso, esse é o plano. Agora é discutir com meu dileto namorado e ver o que ele acha. Se é que ele já não assina o feed. ;)

Aliás uma confissão vergonhosa: eu, sempre fão de albergues me A-P-A-I-X-O-N-E-I por um hotel em Istanbul 300 reais a diária do casal. Quem sabe na última noite. rsrsrs