quinta-feira, 15 de março de 2012

E-dreams: quem avisa amigo é!


Já havia visto esta empresa algumas vezes nas minhas buscas por passagens internacionais mas nunc ahavia comprado nela, por não ter os melhores valores.


Mas desta vez, parecia que tudo conspirava contra: o Flylc vendia passagens para Atenas ou Santorini mas não entre elas. E o Bravofly agora está cobrando taxa por emissão de bilhetes, sem tentar que tenta te entupir de serviços inúteis. O terminal A parecia estar apresentando problemas.


Então fui lá, comprei os biilhetes Atenas-Santorini-Atenas por 357 euros mais 28 euros de taxa para a agência. Imediatamente recebi uma cobrança de 65 e poucos reais no cartão através de mensagem no celular. Estranhei mas OK, provavelmente passariam a passagem à parte.


Logo recebi um email confirmando a reserva mas que havia ocorrido um problema com o cartão e que estavam verificando. Deveras curioso, afinal, se passou um valor, por que não passaria o outro? Liguei para o cartão e confirmaram não só a autorização bem como que este havia sido o único valor de compra internacional solicitado no dia. Resolvi dormir, aguardando o dia seguinte.


No dia seguinte, recebi um curioso email onde dizia que, por política da empresa, não poderiam aceitar meu cartão para aquele tipo de reserva e ofereciam uma conta bancária no exterior para depósito (!!). Quase surtei na hora.


Joguei no Google para pesquisar e verifiquei várias reclamações contra a empresa, principalmente no site Mochileiros e até mesmo no Reclame Aqui. Provavelmente a grande maioria das pessoas que se sentiu prejudicada não quis ligar pra não pagar uma ligação internacional mas eu resolvi fazê-lo.


Primeiramente fui informada de que eu não havia enviado cópia dos nossos passaportes e do meu cartão de crédito(!!) coisa que em momento algum foi solicitado no email, embora conste que a empresa poderia pedir, o que achei um absurdo. Mas fiz e mandei.


Depois de gastar quase 20 minutos em ligações ao todo, falando com a Sra Joana Dinis ela confirmou o recebimento do meu email, passou novamente o cartão e, ora pois: FUNCIONOU!.


Das duas uma: ou houve uma falha da empresa em deixar claro que tinha que apresentar esses documentos (no primeiro email informando a recusa do meu cartão isso não foi informado) ou eles agem com alguma má fé para tentar receber o valor à vista, talvez para compensar o desconto que eles conseguem, já que no site da Aegean os mesmos bilhetes custavam 404 euros.


Problemas que nunca tive nos demais sites. E o pior foi depois descobrir que o Terminal A estava funcionando perfeitamente...


Enfim, não recomendo. Evitem se puderem, são muito enrolados e falar com eles, além de demorado, custa caro. Acho que não custava manter um 0800 aqui no Brasil.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Próximo destino!

Mal tive tempo de falar sobre Fortaleza por causa da correria do dia a dia, mas tive que arrumar uma brecha pra vir aqui postar.

Depois de muita confusão e pressão, meu marido conseguiu marcar as férias dele no último minuto do segundo tempo, às véspera de estourarem minhas milhas Flying Blue. Resultado: nossa idéia de ir para o México e EUA furou, pois não conseguíamos passagens de volta em datas razoáveis e pelo número habitual de milhas.

Então ele sugeriu Europa. Poucas opções, visto que faltavam apenas dois meses e infelizmente, 3 meses é o mínimo para se comprar passagens com milhas. Tudo esgotado pela TAM e GOL para os pontos chaves na Europa: Londres, Paris, Milão...

Aí pensamos: e Turquia ou Grécia? Tinha para a Turquia! 35.000 pontos a ida!

Resolvemos fazer Grécia e Turquia, restava saber como voltávamos, pois não achamos volta pela Grécia ou Turquia. Foi quando perguntamos à atendente por que país da Europa ela me conseguia ela me conseguia a volta nas datas desejadas e aí veio a resposta: Lisboa!

Então, ora pois, incluímos Portugal que eu ainda não conheço no roteiro e voltaremos por lá.

O roteiro ficou mais ou menos assim: Istanbul, Capadócia, Izmir/Éfeso, Atenas, Santorini e pra fechar, Lisboa.

Apesar de não serem lugares exatamente caros, não estamos economizando o quando poderíamos, em troca de um pouco mais de conforto.

Todo o roteiro da turquia de avião até Atenas pela Pegasus Airlines nos saiu por 340 euros e 7 noites de hotel por 525 euros (uma média de 75 euros/dia o casal).

O roteiro em Atenas foi mais caro: 385 euros as passagens de ida e volta a Santorini e 398 euros por 5 noites de hotel.

De Atenas para Lisboa, optamos por usar milhas mesmo para ter um vôo mais confortável e com maior franquia de bagagem. 10 mil pontos e fomos muito felizes. E serão 276 euros por 4 noites no IBIS de Lisboa, o mais central de todos.

Está saindo, em média, 16 dias a 1200 euros de hospedagem (75 euros/dia o casal), muito mais em conta que muito albergue por aí. Caro mesmo foram as passagens para Santorini, pqp. Mas também informo: os preços aumentam se deixar para em cima da hora.

Fora isso, não prevejo grandes despesas, a não ser na Capadócia: 140 euros para cada o vôo de balão, pagamento em cash; 85 euros pelos dois tours, sendo um deles particular, por causa da hora que chegamod. Istanbul faremos tudo a pé e em Izmir, a idéia é alugar um carro e ir ao Éfeso (mais ou menos 30 euros de aluguel + entradas X 14o euros o tour privado).

O Hotel Maywood em Istanbul oferece transfer gratuito do aeroporto para o Hotel para quem ficar por pelo menos 3 noites. Transfer dali para o aeroporto Sabiha Gokcen eles pediram 60 euros o casal mas achei salgado, vou pesquisar.

O Dervish Cave House que reservamos para a Capadócia também ofereceu o transfer gratuito de ida para quem reservar previamente o passeio. Demais casos, 10 euros por cabeça.

Idem em Izmir.

O problema maior, a princípio, parece que vai ser a Grécia. Os preços dos transfers de taxis são simplesmente ABSURDOS, e existe toda uma lenda dos taxistas mal intencionados, que cobram a mais, não ligam taximetros... e pior, serão 4 transfers indo e voltando ao todo do aeroporto: chegando em atenas, indo/voltando de Santorini, deixando Atenas.

Portugal ainda não vi, mas se Deus quiser, os patrícios não nos darão dor de cabeça. Até onde sei, podem ser enrolados, mas são gente muito honesta e acolhedora.