terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Brugges

Brugges foi a melhor das surpresas da viagem, após o estresse em Bruxellas. Impossível não se derreter aos encantos desta cidadezinha medieval do norte da Bélgica, "a Veneza do Norte". Ouso dizer, em termos carioquíssimos, "a Penedo Belga" (já explico).

Brugges possui um centro intacto, castelos medievais, com suas torres preservadas, casas antigas, uma verdadeira viagem no tempo. As famosas chocolaterias estão lá, escondidas em cada cantinho discreto.

Fui em várias, provei em todas, comprei saquinhos e mais saquinhos de bombons e trufas a granel dos mais variados tipos e a um preço que dá vontade de mandar a Kopenhagen pro espaço, exceto, talvez, pelo bombom de gianduia deles que deve ter alguma produto viciante...

Mas Brugges é mais que isso é charme PURO, lojas de brinquedos artesanais, de madeira, como os que víamos na nossa infância, ruas de paralepípedos e... SUPER ROMÂNTICA. Demais. Além da conta. É a típica cidade de lua de mel na Bélgica, vive de turismo romântico e pousadas. Para duas solteiras, no início, foi um pouco irritante, mas aos poucos fomos rindo.

Quase todas as hospedagens só tem quartos duplos com cama de... casal. Em vários restaurantes, na porta o cardápio sugere: para dois. E o fatality: 95% dos restaurantes e bistrôs fecham suas portas por volta das 22:00hs.

Dani que não tem o saudável hábito de comer em horas certas resolveu sair comigo em busca de jantar, pois queria comer comida depois das 21:00 e após meia hora rodando, ISSO NUM FINAL DE SEMANA, achamos um restautante onde generosamente fizeram uma macarronada vegetariana, que era o que podia ser facilmente servido àquela hora.

Fora isso, um ou outro pub e o local mais perigoso da cidade: um PUB, que quando achar o nome passo a vocês onde servem mais de 300 tipos de cerveja... algo que não seria visitado numa lua de mel, a não ser pelo folclore.

Ou seja, cidade propícia a casais e para procriação, mas solteiros também se divertem.

Foi lá que vi meu primeiro moinho ao vivo, subo na torre do campanário (e quase morri), os canais mais belo, as ruas mais fofas e a experiência hilária de um almoço a luz de velas em plena luz do dia. :)))

Em Brugges fiquei no Lybeers Travellers Hostel, mas não se engane, é uma legítima pousadinha, charmosa, aconchegante, simples. O salão onde servem o café da manhã é lindo, tem um candelabro maravilhoso, um ambiente super agradável.

Internet "di grátis" e boa, o único problema é você se acostumar com o teclado e windows em holandês, mas depois de uma semana eu não só sabia os comandos como já entendia e traduzia placas e anúncios. Aprendi o básico bem rápido:Bom dia (Goede morgen), Boa tarde (Goede Middag), Boa noite (Goede Nacht), Obrigada (dankt u), sim (ja), não (nr) e dois pelo preço de um (twee voor de prijs van hahaha). Uma verdadeira "personal dutch translator tabajara". :))

E o café da manhã... FARTO e divino! Frios, queijos, manteiga, geléinhas, pães, torradas, bolos caseiros, pães, suco feito na hora, chás maravilhosos... por 25,50 euros a diária num quarto duplo com banheiro. Recomendo FORTEMENTE mas aviso, cuidado com as malas: lá não tem elevadores.

Godiva? hahaha ESQUEÇA! O nome que você procura é LEÔNIDAS. Arrasou com meu coração como o astro do filme 300 e com meu estômago que até hoje não se conforma com nossa separação após 6 meses de relacionamento (sim, eu trouxe 2kg de Leônidas e fui comendo aos pouquinhos ao longo de 6 meses).

Melhor chocolate que comi na minha vida! O chocolate amargo definitivo na minha vida e mais barato que o Godiva. Dica de meu amigo TOM, minhoca da terra. :)

Ah sim e tem ZARA!! A melhor de todas que visitei na Europa. E como abril tem liquidação... comprei o meu casaco favorito que eu AMO! De 120 euros por 39,90 euros...

E vários museus, dentre eles, recomendo o do Chocolate, conta a história dessa iguaria divina e, ao final, tem demonstraçao e degustação do prailine aquele chocolatinho recheado que amamos como o Gullyan. Com direito a comer quantas moedas de chocolate você quiser. Entrada 5 euros.

Minhas dicas:

1) Compre e coma MUITO chocolate, de uma vez só. Como dia minha nutri, e preferivel se fartar uma vez na vida e outra na morte do que comer todo dia.

2) Suba na torre do Campanário, vale a vista e o exercício: certamente queimei MUITAS calorias subindo a mesma.

3) Visite as lojas de souvenirs, são lindas!

4) Alugue uma bike e rode a cidade inteira, saia dela se preciso for.

5) Passeie nos canais

6) Se permita deitar em algum gramado, sentar num banco de praça e simplesmente admirar.

7) Você tem o DEVER de sentar em uma daquelas lojinhas de waffle, pedir um com um expresso e simplesmente olhar a rua, ou tomar um chá da tarde na varanda do Café ou Bistrô.

8) Se você bebe cerveja, se informe sobre a tal taverna e vá. Da próxma vez eu vou e beberei uma, mesmo não gostando, pelo folclore.

As fotos falarão por mim.

Vale a pena ver de novo, quero voltar um dia lá, com namorado, sozinha ou com amiga. Fica a menos de 1 hora de trem da Bruxellas, talvez uns 40 minutos de carro, caso você queria simplesmente passar o dia. Se você estiver em Paris, de trem é pouco mais de uma hora, contando a conexão em Lille (não tem direto).

Um comentário:

  1. Demais suas fotos, suas viagens.. viajar é a melhor coisa do mundo, eu bem sei quando esse ano realizei meu sonho de conhecer a Inglaterra

    ResponderExcluir