segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Como não mochilar de mala 4 - Dinheiro? Cartão? VTM!

Aproveitando a manhã pacata em meu trabalho, continuo meu relato.

Na Europa, como bem se sabe, a moeda é o Euro, exceto na Inglaterra, onde a libra continua e em alguns países do leste europeu, que ainda não aderiram à moeda comum.

Como não foi meu caso, o euro seria meu único problema e para esse problema achei a melhor solução e ela se chama VISA TRAVELMONEY.

Você deve estar se perguntando WFPT e eu explico: é a versão eletrônica do antigo travellercheck, lembra deles?

Descobri essa maravilha fuçando a internet e logo me interessou: imagine viajar sem ter que carregar todo o dinheiro consigo, sujeita a assaltos.

Fui no site da VISA e lá obtive a informação de que era um serviço seletivo, poucos bancos credecniados poderiam fornecer o mesmo e, assim, optei por fazer o cadastro diretamente com eles para obter uma indicação segura e alguns dias depois recebi o cartão em minha casa.

É um cartão normal, como um cartão de crédito, alguns com chip, a diferença é que ele é recarregável: você compra os euros na forma de crédito e eles são colocados no cartão e você usa ele normalmente como se fosse um cartão de débito, colocando senha e assinando uma boletinha. Simplesmente GENIAL.

E o melhor de tudo: como vc não está comprando moeda física, a cotação não é feitra em cima do dólar turimso, mas também não é o dólar comercial: é um valor intermediário, mas bem mais em conta do que comprar a moeda aqui e carregar volume.

O VTM não tem anuidade, nem mensalidade, NADA.

Vc liga para os bancos, diz quanto quer de crédito em euros e a única coisa que paga além da moeda é 0,38% de IOF e isso vc resolve por bankline, deposito em caixa e pode comprovar pela internet mesmo. Até msn eles tem para você solicitar novas cotações lá de fora e até mesmo comprar mais moeda.

E uma vez comprado o euro, vc tem EURO. O dólar pode disparar pois o que vc tem é um crédito que não vai desvalorizar, comprou 1000 euros, vc terá 1000 euros.

E você ainda pode sacar! cada saque custa 2,50 euros, as operações de débito são livres de taxa.

Bem melhor que o 1% de encargo + 2,50 dólares cobrados por saque na função crédito ou 2% + 2,50 dólares cobrados na função débito dos cartões da VISA, que ainda ficam sujeitos ao câmbio do dia. Sem contar que a diferença do Euro para crédito no VTM para o Euro em moeda era de mais de 10 centavos.

Perdeu o cartão? Entra no msn, dá seu endereço e em 48 horas o cartão está lá, onde você tiver. E funciona em qualquer caixa ATM da VISA.

E eles tem um site na internet onde vc entra e pode puxar um "extrato" de seu VTM e é muito bom, algumas horas e ele está atualizado. No início eu estranhei, tinha medo, a coisa parecia bizarra mas FUNCIONA.

Eu saí daqui sem UM EURO na carteira e não tive problemas. E voltei com UM EURO. :)

Enfim, essa é minha dica de ouro. Usando o VTM, economizei 222 reais na compra de Euros.

Pedindo, eles mandam os comprovantes de câmbio paravocê e acho legal você levar para comprovar o quanto você está levando de recursos, caso impliquem na imigração. E é sempre bom ter um cartão de crédito em junto, just in case. Em bolsos ou bolsas separadas, claro.

Eu mesma levei o meu e só usei duas vezes: pra pagar um albergue porque lá só aceitava cartão de chip e o meu VTM não era chip e no aeroporto, na volta, pra pagar uma pequena parte das compras no Duty Free.

Quanto a valores, apesar de eles exigirem 56 euros por dia, eu recomendo fortemente, por uma mochilada decente, pelo menos 80 euros por dia.

Diária de albergue com café da manhã varia de 25-30 euros
Uma refeição decente: 15-20 euros
Lanches 5-10 euros

Média: 45 a 60 euros só com o básico.

Fora que você compra água na rua, toma um café, pega ônibus ou trem e lá é caro, cerca de 2 ou 3 euros cada trechinho, um roubo e sempre quer fazer um passeio, visitar um museu (cerca de 10 euros cada um que fui), comprar lembrancinhas, etc, ou seja, 20 euros de plus é mais que suficiente.

Nós fizemos questão de ficar em quartos duplos sempre por uma questão de segurança com nossos pertences mas ainda assim, é 20 euros a menos do que você gastaria num hotel. Numa viagem de 25 dias são 500 euros de economia por cabeça, ou cerca de R$ 1500,00, logo é algo a se pensar.

Além do que sobra dinheiro pra vc comer melhor e passear, afinal, numa viagem dessas, sozinha ou com amigos, vc quer apenas um lugar pra cair e tomar um banho, se possivel com cafe da manhã, ninguém precisa de luxo.

E mesmo com namorado, tem albergues que são na verdade pousadinhas charmosas e elegantes e vale a pena a economia, não deixando nada a dever, só uma lua de mel justificaria algo mais.

Até porque ninguém viaja em lua de mel pra conhecer alguma coisa mesmo... O:)

2 comentários:

  1. Ola! Vc usou cartao de credito pra pagar uma pequena parte das compras no Duty Free pq nao aceitavam o VTM?

    bjs

    ResponderExcluir
  2. OLá Gabi!

    Usei meu VISA pois meu VTM não tinha mais um centavo sequer mas acho que é aceito sim! Afinal é um cartão VISA como outro qualquer, mas ele só funciona enquanto você tiver crédito, que tem que ser depositado previamente.

    ResponderExcluir