segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Resoluções de fim de ano: chega logo 2010!!

É no período entre o natal e o ano novo que eu paro para refletir sobre o ano que passou e pensar no que eu quero para o ano seguinte.

Natal não tem sido uma boa época para mim, já que a única razão de ser da data para mim era a reunião familiar, única data em que conseguia rever todos os tios e primos que moram longe, mas desde que meu avô faleceu em 1993 a casa se esvaziou. O natal nunca mais foi o mesmo, pois meus 4 tios e seus filhos que moram na mesma cidade raramente passavam lá, nem no natal. E tudo ficava por conta de minha mãe e suas irmãs, que moram fora e sempre se reuniram nessa época e na páscoa.

Minha avó, que sofria muito com isso, faleceu há dois anos atrás, perto do natal, ficando só a minha tia na casa em que vivi o melhor da minha infância e, agora, ela quer vender a casa por conta de picuinhas de gente que nem é da família mas tem direito a uma (miserável) parte. Acontecendo isso, acabou. Tenho certeza que isso nunca mais acontecerá, de vez.

Ano novo é outra época que não consigo curtir com amigos ou como eles pois não daquelas que vislumbra no feriado um dia para se encher a cara de bebida ou se empanturrar de comida como se o mundo fosse acabar.

Abstraindo o fato de que é um feriado e, conseqüentemente, uma oportunidade de descanso, ainda não me caiu a ficha de porque estar acordada nesta noite, que pra mim acaba sendo mais uma qualquer. Tanto que os últimos 3 anos, não comemorei, nem saí, fiquei em casa, não vi o ano passar.

Esse ano estou tentando algo diferente, pois pela primeira vez vou ter a oportunidade de efetivamente viajar. Ia sozinha, mas por coincidência alguns amigos me convidaram para fazer um programa bem parecido com o que eu tinha em mente, então topei.

Ano passado me prometi muitas coisas, mas várias delas não foram cumpridas, e algumas, de certa forma, foram, mas demorei a perceber.

1) Prometi que iria entrar num curso de fotografia. Ao invés disso, comprei uma câmera melhor, tentei aprender a usá-la melhor e descobri que a técnica ajuda, mas um bom olho e boas idéias é que fazem as fotos com que você tanto sonha. Até porque tenho pouquíssimo tempo, mas quem sabe um dia.


2) Prometi a mim mesma duas viagens incríveis, pelo menos uma fora do país e o fiz por duas vezes: Itália e Peru. Na Itália aprendi a viajar sozinha e tive a experiência mais maravilhosa de minha vida: aprendi a me virar numa nova língua, a qual agora vive dentro de mim e aprendi o real significado de fazer amizades, e como isso atravessa fronteiras.

3) Prometi que voltaria a mergulhar com regularidade, mas não consegui. Fui apenas duas vezes, mas já tenho companhia certa para as próximas e, agora de carro, acabaram-se as desculpas.

4) Prometi voltar à dieta e por meu estômago em ordem. Cumprido em parte. Eu tinha ganho 4 kg antes do final de 2008 e tinha me proposto a perdê-los. Ganhei mais 6kg além destes mas ganhei liberdade e uma nova consciência sobre o meu corpo e minha vida. 10Kg a mais ou a menos eu continuei não tendo um corpo perfeito e nunca terei, mas isso só descobri porque cheguei lá. E aprendi também que 56kg é muito pouco pra minha altura e, vendo as fotos, me sinto melhor hoje do que naquela época.

Mas perderei alguns quilinhos pelo sim, pelo não. Minha nova meta é qualquer coisa abaixo de 60kg. Apesar de não conseguir mais seguir à dieta à risca, reduzi sensivelmente tudo o que me fazia mal e o estômago agradece. :)

5) Prometi acabar de ler todos os livros que comprei: desisti. Além dos encalhados lá em casa, ganhei mais 3 e to com dois emprestados pela metade. Definitivavemente só consigo ler em viagem.

6) Prometi ser rebelde e fazer minha tatuagem: descobri que isso só vai rolar se alguém me fizer companhia e se isso for em julho, pra eu não sofrer sem ir a praia com medo de atrapalhar a cicatrização.

7) Prometi juntar mais dinheiro para me mudar: esse cumpri em parte, já estou com 1/3 do caminho andado. A meta é longa, então, aprendi a ser mais humilde comigo mesma e me permitir viver melhor.

Feita a reflexão, tracei novas metas para 2010:

1) Observar mais para fotografar melhor e selecionar mais. Menos cliques, mais qualidade.

2) Voltar a mergulhar, nem que seja uma vez por mês ou a cada dois meses. É uma terapia que me faz muita falta.

3) Viajar, viajar e buscar os lugares mais incríveis possíveis e trazer muitas fotos e lembranças maravilhosas. Europa e América do Sul.

O próximo destino já é certo: visitar duas amigas, dentro do possível e conhecer um país dos meus sonhos. Euros e dólares já estão reservados. A passagem sai em breve. :)

4) Tentar perder os 6kg que ganhei esse ano e tentar viver saudável e feliz também, conjugando o que gosto com o que me faz bem. Sem neuras. E aceitar o manequim 40 ou 42. Manequim 38 é um passado distante e que não faz mais tarde da minha vida: já doei tudo.

5) Não comprar nenhum livro até acabar todos os que tenho lá em casa, começando pelos 2 emprestados e que estão pela metade.

6) A tatuagem é uma vontade e não um sonho. Se a oportunidade pintar, farei.

7) Dar um jeito de tirar a reforma que minha casa precisa do papel ou então passar logo o apê adiante. Talvez seja hora de encarar um ano ou dois de aluguel, quem sabe dividir apê com alguém. Morar sozinha foi uma puta experiência, mas descobri que eu sinto muita falta de companhia, de ter alguém para conversar e que me afaste do comutador um pouco.
8) Continuar correndo, mas treinar mais e competir menos. Correr pelo menos uma vez por semana, na lagoa ou na orla. E superar os 10km até o final do ano, quem sabe correr uma meia-maratona (ou parte dela e terminar caminhando).

9) Voltar a fazer minhas trilhas e apagar os fantasmas passados.

10) Terminar de atualizar o blog (rsrs)

11) Ser feliz acima de tudo.


Muita coisa? Será?

E vocês leitores o que sonham para 2010?

Que todos os seus sonhos se realizem...

3 comentários:

  1. Que legal saber das suas coisas menina.
    Então, realizei sonhos este ano e um deles foi o curso de fotografia. Uma coisa você já sabe antes mesmo de fazer o curso: olhar antes e depois clicar. Menos cliques e fotos com qualidade. ;)
    Se quiser te passo o link do local que fiz. Beijão

    ResponderExcluir
  2. É, gata...
    Infelizmente, família é assim mesmo. Quando a gente cresce, a família que era nossa vai se desfazendo... Chega a nossa vez de criar novas famílias, com nossos filhos, irmãos e netos...
    Sobre suas resoluções, não se preocupe... Tente fazer sempre o que gosta e o que te faz bem. Se você não cumprir alguma meta, paciência, não é o fim do mundo. O ano acaba, mas a vida continua!
    Beijo, gata!
    Que seu 2010 seja maravilhoso!
    Lu Sabbag

    ResponderExcluir
  3. Ninah: que invejinha (da boa) garota! Um dia chego lá, mas meu pobre tempo é tão curto...

    Um dia a gente tem que se encontrar e levar essas câmeras pra passear. :)

    Lu: realmente tá foda, mas tem tanta gente que consegue que penso, não tô pedindo muito. Minha família nunca foi perfeita, mas é a que tenho. Eu sou sozinha aqui no Rio. Só tem eu, meu pai, minha mãe e meu irmão.

    Mas esses a gente já aguentou tanto que nem conta rs.

    ResponderExcluir