Se seus planos de Viagem compreendem uma região endêmica da febre amarela, prepare-se: você vai ter que se vacinar.
Aqui no Brasil possuímos áreas endêmicas, mas se você não quiser tomar a vacina, o problema é seu. Mas se seu destino for a América do Sul não há escapatória: ou você toma ou corre o risco de ser devolvido ao Brasil. De mala e cuia.
A vacina da Febre Amarela é gratuita e tem validade por 10 anos.
No site da secretaria do Município do Rio existe um calendário com Postos onde ocorre esta vacinação, dias e horários. Não acontece todo dia pois a vacina vem em um frasco grande e, depois e aberta, perde a validade em poucas horas.
Não confie no calendário referente à vacinação aos sábados. Fui num posto no centro da cidade (Henrique Valadares) e dei com os burros n´água: o agente disse que o calendário só valia de segunda a sexta, que sábado tinha que ser "agendado"... portanto a previsão não é confiável.
Mas pra quem mora na Tijuca, boas notícias: funciona de segunda a quinta na parte da manhã se não me engano E sábados! Fui lá, sofri, chorei mas vacinei e tirei meu certificado.
Mas ainda, não acabou: o certificado tem que ser trocado pelo Certificado INTERNACIONAL para viagens ao exterior. E aí, mais uma furada da ANVISA: enquanto em seu site ela indica 3 endereços diferentes (dois no centro da cidade e no aeroporto do galeão), a realidade é outra: SÓ no Galeão tem posto para troca do certificado. E das 08:00 às 17:00.
Fora desse horário, tem plantonista, mas se tiver algum chamado e ele for atender... você tem que esperar. E é láááá no fim do terminal 2.
Minha recomendação: se seu vôo não for em horário comercial, vá pegar o seu certificado antes do dia da viagem.
Você só precisa levar o Certificado de Vacinação, documento de identidade e CPF.
Este certificado, dobrado, cabe direitinho no passaporte, por isso dobrei e grampeei para não perder. E se você perder, não se apavore: um vez registrado, você consegue tirar a segunda via fácil fácil lá no posto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário