quarta-feira, 23 de maio de 2012

Por que Turquia?

Enfim, Turquia!

Um sonho de anos realizado!

Desde pequena, quando estudava história e ouvia falar sobre Constantinopla e sua importância, capital do Império Romano do oriente e a ligação do ocidente com o oriente, em especial para o comércio de especiaria, me perguntava como deveria ser esta cidade naquele tempo. Tudo o que me foi dito na época foi: hoje, este lugar se chama Istambul e é uma cidade da Turquia. E nada mais me foi dito.

Anos depois, muito ouvi sobre a Turquia, coisas boas e estranhas como lugar exótico, dança do ventre, especiaria e os turcos que seriam vorazes comerciantes e há alguns anos, lendo uma revista de turismo, amadureci a idéia de conhecer o país, após ver as lindas fotos, um país não muito grande mas com uma variedade cultura digna de grandes países.

O projeto original eram 2 semanas em 2010, mas foi abortado, e, com a semana que me restou, ou melhor, 8 dias, fiz o básico do básico: Istambul, Capadócia e Izmir.

A Capadócia surgiu no meu mundo quando vi uma foto de balões voando na Turquia e imediatamente quis saber que lugar sensacional era aquele.

Izmir foi a ponte para o Éfeso, território conquistado dos gregos que guarda um acervo cultural importantíssimo, sendo a cidade com aeroporto mais próxima do local. Ficamos hospedados em Selçuk, um região de Izmir.

Pra quem ainda tem algum preconceito, vá. Existem perigos e precauções como em qualquer lugar do mundo, afinal, gente malandra não escolhe onde vai nascer.

E tenha em mente que é uma cultura completamente diferente da nossa. Para quem não é familiar com o Islamismo, considero o nível mais fácil de introdução à cultura, já que, por ser um Estado laico, a religião não tem o mesmo peso que vemos em outros países islâmicos e há sim, muita liberdade cultural.

Na mesma mesa da lanchonete vi meninas alegres conversando, algumas completamente cobertas e com véu na cabeça e outras com jeans. Em algumas famílias as irmãs tem opções diferentes e uma usa véu e outra não. E todas riem com gosto. A opção, acredito, faz o hábito um estilo de vida e não uma obrigação, que não tira a vaidade das mocinhas que optaram pelo uso do véu. Achei muito legal.

Outra situação que vi inusitada foi de um grupo com 3 famílias em que duas mulheres usavam o Niqab (aquele que só mostra os olhos) e uma que usava apenas o véu. As mulheres que estavam totalmente coberta conversavam no mesmo tom de voz, andavam ao dos maridos, riam se divertiam e seus maridos também riam muito de algo que obviamente não compreendi. Mesmo cobertas de negro, eu senti felicidade ali. Não vi submissão.

O mais curioso num destes casal foi um dos homens, que usava alargador na orelha, barba estilosa e uma camisa onde estava escrito DON´T PANIC, I´M MUSLIM. Algo me diz que deve ser designer. :)


Voando!!!


Nesta viagem eu conheci quatro linhas aéreas diferentes: Turkish Airlines, Pegasus Airlines, Aegean Airlines e TAP. Quatro experiências muito distintas.

TURKISH AIRLINES

Nunca havia voado nela, mas eram grandes as expectativas. A aeronave pareceu OK, os assentos simples se comparado a outras aeronaves, mas o atendimento definitivamente foi sensacional, se comparando ao da Air France (podem cair quantos aviões caírem, ainda é o melhor serviço).

TVs individuais em toda a classe econômica com boa programação e filmes recentes, kit de higiene + máscara, meia e bálsamo para lábios, ótimas refeições e vinho turco de primeira. Super curti. E tive a ligeira impressão de que as cadeiras são um pouco maiores.








Tinha até um telefone interno para ligar para outras poltronas da aeronave. Nesse momento voltei 20 anos no tempo para a Wells Fargo e seus telefoninhos nas mesas. Quem é do Rio e tem mais de 30 anos, sabe. :)

O supertrunfo da Turkish foi o Internet Wi-fi durante o vôo. Isso mesmo quer vc está ouvindo INTERNET Wi-fi onboard!! E de graça!!! Passei a viagem no facebook. Nerd é fogo.

Foi uma viagem agradável, meu marido e eu rimos horrores com as revistas turcas, em especial com a foto de uma figura que lembra o Fiuk, além dos nomes exóticos dos lugares por onde passamos.


Super recomendo. ***** Stars


PEGASUS AIRLINES

Esta é uma das empresas de Low Cost turcase que parece estar crescendo bastante. Muitos destinos, aeronaves impecáveis mas naquele esquema: nada de graça a bordo, tudo pago. Os võos foram pontuais, exceto um, que atrasou por conta da neblina em um dos aeroportos.

Mas definitivamente o melhor da Pegasus é o briefing de segurança. Impossível não prestar atenção.



Caso não carregue aqui, o link no youtube é este: http://www.youtube.com/watch?v=n9rFSw71MA8

Gostei bastante dos preços também. Pagamos cerca de 150 euros por 3 trechos: Istanbul-Kayseri, Kayseri-Izmir e Izmir-Atenas. Menos de 400 reais por 3 vôos de pouco mais de 2 horas. Enquanto isso no Brasil...

Super recomendo também. Quanto mais cedo comprar, melhores os descontos.

***** Stars


AEGEAN AIRLINES

Essa doeu no bolso: 172 euros por dois trechos de 20 minutos, mas com direito a uma bebidinha. Vôo mais rápido que já fiz, quase impossível sentir. Não tenho como avaliar adequadamento, mas eram as passagens mais baratas para Santorini então... abstraí.

Santorini é Santorini não é?

Sempre que possível, pegue um assento na janela e admire o vôo.

Recomendo. **** Stars


TAP

Tinha tudo pra fazer bonito e não fez.

O vôo de Atenas para Lisboa foi OK. Organizado, café da manhã sem graça, mas OK.

Por conta da greve dos controladores de vôo, todos os vôos atrasaram. O nosso, que sairia as 17:40, foi reagendado para 00:25. Abstraímos, já que tínhamos acesso à sala VIP da TAP e portanto, relaxaríamos antes do vôo. E aí começou o rolo todo.

Nosso vôo saía de Lisboa com destino a Natal e ali pegaríamos uma conexão para o Rio de Janeiro às 03:00. No entanto, eles não se tocaram que com o atraso perderíamos a conexão e emitiram os bilhetes com os horários originais.

Graças a Deus me dei conta a tempo, voltamos lá e trocamos o vôo para um mais tarde. E quando íamos despachar as bagagens notamos outro erro: não consertaram o vôo de volta nas etiquetas de bagagem. Lá fomos nós de volta fazer tudo de novo.

Sorte nossa, pois os demais passageiros não se tocaram e quando chegamos em natal, a fila de gente fazendo reclamação no balcão da TAP dava voltas.

Fomos pra sala VIP aguardar e uma hora antes do previsto para nos apresentarmos para embarque, fomos informados de que o vôo havia adiantado (?). Embarcamos numa aeronave que eles disseram ser de uma companhia parceira e foi o maior lixo que vi na minha vida! Euratlantic ou algo assim. Super podre!

Depois que todos embarcamos, nos prenderam mais uma hora em solo! A impressão que tive é que eles correram para nos embarcar antes de completar 4 horas de atraso por causa da regulamentação que dá ao passageiro o direito a hotel e refeição e muita gente já devia estar querendo, assim como eu.

O vôo cheirava a mofo, os bagageiros minúsculos o que gerou muito problemas e a comida horrenda. Não janeiro pois só tinha uma opção, bacalhau (nunca vi isso na minha vida) e o café da manhã eram duas fatias de pão de formas ressecado com um queijo estranho. Não tinha papel toalha no banheiro.

Graças a Deus sobrevivemos, chegamos bem e o piloto aplaudido ao chegarmos.

Pode ter sido falha pontual da TAP, mas foi falha grave. Atenção aos passageiros zero. Até segunda ordem não recomendo. Nem uma estrelinha.




Agora vai!!!

Desta vez não vou me atrasar nos posts como das outras vezes.

Por enquanto adianto que a viajem foi INCRÍVEL, Turquia, Grécia e Portugal são países simplesmente divinos, voltaria em todos eles.

Tudo correu bem, poucos sustos, perrengues e furadas, mas em breve estarão todos aqui para ajudar quem pretende visitar estes países.