quarta-feira, 23 de maio de 2012

Voando!!!

Nesta viagem eu conheci quatro linhas aéreas diferentes: Turkish Airlines, Pegasus Airlines, Aegean Airlines e TAP. Quatro experiências muito distintas.

TURKISH AIRLINES

Nunca havia voado nela, mas eram grandes as expectativas. A aeronave pareceu OK, os assentos simples se comparado a outras aeronaves, mas o atendimento definitivamente foi sensacional, se comparando ao da Air France (podem cair quantos aviões caírem, ainda é o melhor serviço).

TVs individuais em toda a classe econômica com boa programação e filmes recentes, kit de higiene + máscara, meia e bálsamo para lábios, ótimas refeições e vinho turco de primeira. Super curti. E tive a ligeira impressão de que as cadeiras são um pouco maiores.

Tinha até um telefone interno para ligar para outras poltronas da aeronave. Nesse momento voltei 20 anos no tempo para a Wells Fargo e seus telefoninhos nas mesas. Quem é do Rio e tem mais de 30 anos, sabe. :)

O supertrunfo da Turkish foi o Internet Wi-fi durante o vôo. Isso mesmo quer vc está ouvindo INTERNET Wi-fi onboard!! E de graça!!! Passei a viagem no facebook. Nerd é fogo.

Foi uma viagem agradável, meu marido e eu rimos horrores com as revistas turcas, em especial com a foto de uma figura que lembra o Fiuk, além dos nomes exóticos dos lugares por onde passamos.

Super recomendo. ***** Stars

PEGASUS AIRLINES

Esta é uma das empresas de Low Cost turcase que parece estar crescendo bastante. Muitos destinos, aeronaves impecáveis mas naquele esquema: nada de graça a bordo, tudo pago. Os võos foram pontuais, exceto um, que atrasou por conta da neblina em um dos aeroportos.

Mas definitivamente o melhor da Pegasus é o briefing de segurança. Impossível não prestar atenção.

Caso não carregue aqui, o link no youtube é este: http://www.youtube.com/watch?v=n9rFSw71MA8

Gostei bastante dos preços também. Pagamos cerca de 150 euros por 3 trechos: Istanbul-Kayseri, Kayseri-Izmir e Izmir-Atenas. Menos de 400 reais por 3 vôos de pouco mais de 2 horas. Enquanto isso no Brasil...

Super recomendo também. Quanto mais cedo comprar, melhores os descontos.

***** Stars

AEGEAN AIRLINES

Essa doeu no bolso: 172 euros por dois trechos de 20 minutos, mas com direito a uma bebidinha. Vôo mais rápido que já fiz, quase impossível sentir. Não tenho como avaliar adequadamento, mas eram as passagens mais baratas para Santorini então... abstraí.

Santorini é Santorini não é?

Sempre que possível, pegue um assento na janela e admire o vôo.

Recomendo. **** Stars

TAP

Tinha tudo pra fazer bonito e não fez.

O vôo de Atenas para Lisboa foi OK. Organizado, café da manhã sem graça, mas OK.

Por conta da greve dos controladores de vôo, todos os vôos atrasaram. O nosso, que sairia as 17:40, foi reagendado para 00:25. Abstraímos, já que tínhamos acesso à sala VIP da TAP e portanto, relaxaríamos antes do vôo. E aí começou o rolo todo.

Nosso vôo saía de Lisboa com destino a Natal e ali pegaríamos uma conexão para o Rio de Janeiro às 03:00. No entanto, eles não se tocaram que com o atraso perderíamos a conexão e emitiram os bilhetes com os horários originais.

Graças a Deus me dei conta a tempo, voltamos lá e trocamos o vôo para um mais tarde. E quando íamos despachar as bagagens notamos outro erro: não consertaram o vôo de volta nas etiquetas de bagagem. Lá fomos nós de volta fazer tudo de novo.

Sorte nossa, pois os demais passageiros não se tocaram e quando chegamos em natal, a fila de gente fazendo reclamação no balcão da TAP dava voltas.

Fomos pra sala VIP aguardar e uma hora antes do previsto para nos apresentarmos para embarque, fomos informados de que o vôo havia adiantado (?). Embarcamos numa aeronave que eles disseram ser de uma companhia parceira e foi o maior lixo que vi na minha vida! Euratlantic ou algo assim. Super podre!

Depois que todos embarcamos, nos prenderam mais uma hora em solo! A impressão que tive é que eles correram para nos embarcar antes de completar 4 horas de atraso por causa da regulamentação que dá ao passageiro o direito a hotel e refeição e muita gente já devia estar querendo, assim como eu.

O vôo cheirava a mofo, os bagageiros minúsculos o que gerou muito problemas e a comida horrenda. Não janeiro pois só tinha uma opção, bacalhau (nunca vi isso na minha vida) e o café da manhã eram duas fatias de pão de formas ressecado com um queijo estranho. Não tinha papel toalha no banheiro.

Graças a Deus sobrevivemos, chegamos bem e o piloto aplaudido ao chegarmos.

Pode ter sido falha pontual da TAP, mas foi falha grave. Atenção aos passageiros zero. Até segunda ordem não recomendo. Nem uma estrelinha.