Dólar bombando nas alturas, IOF de 6,38%, não está fácil pra nenhum dos lados.
O cartão de crédito, outrora preferido em tempos de moeda estável, IOF 0,38% e pontuando milhas está ficando de lado por conta do alto peso atual da IOF e instabilidade da moeda.
Restam as opções do dinheiro em espécie e o VTM, que tem IOF apenas de 0,38%, mas pra quem ama uma milha é bem triste...
Uma terceira opção que só recentemente tentei usar foi o saque Internacional na função débito e funcionou melhor do que o esperado.
Paga-se uma tarifa maior, 9 reais no caso do ITAU e 12 reais no Banco do Brasil (que reza a lenda ainda cobra uma taxa de 2,5%) contra 2,50 USD no caso do VTM. Mas no desespero, é melhor que o saque na função crédito pois paga IOF de apenas 0,38%, câmbio do dia, débito imediato.
Mas uma que me agradou e MUITO foi a possibilidade de usar cartão na função DÉBITO. Como fazemos no dia a dia aqui no Brasil.
Na minha última viagem, só consegui efetuar o saque na função débito com o cartão de débito do ITAU (BB recusou em todas as máquinas que tentei) e depois disso, tentei usar na função débito nos estabelecimentos que possuíam a máquina da Rede MAESTRO e funcionou perfeitamente!
Ponto positivo: não paga tarifa, IOF apenas 0,38%, debitado no ato da conta, câmbio do dia. Como se vc estivesse usando o VTM.
Desvantagem: reza a lenda que o câmbio do ITAU não é dos melhores, mas sinceramente, no cartão de crédito a cotação sempre foi melhor.
Não sei como funcionam os outros Bancos e confesso que nem tentei o BB, mas é uma boa opção. Quem tem ITAU, fica a dica, quem tem outros bancos, não custa passar na agência e perguntar, já que o internet banking nunca sabe informar nada direito.
Aliás, com tanta gente viajando e os bancos entrando na era dos cartões pré pagos e serviços de assistência em viagens, bem que eles poderiam colocar de forma CLARA em susas páginas na internet este tipo de informação.
Na dúvida, mandei email pros meus gerentes, pedindo informações sobre as tarifas e assim que responderem, posto aqui. Se algum leitor tiver alguma experiência com outros bancos, compartilhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário