segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Um dia em Pompéia

Com base me vários relatos que li por aí, resolvi ir a Pompéia no esquema bate e volta.

Os bilhetes, como havia mencionado, compramos com antecidência no site da Trenitalia e com desconto, por se tratar de família (ao invés de 28 euros por cabeça, pagamos 48 euros por todos).

Não é uma viagem rápida mas dá pra se fazer com conforto, gastando-se de 1,5-2 horas pra ir e mais o mesmo tempo para voltar. Marcamos a ida para 8:30 da manhã e a volta para o trem das 19:00 e nossa idéia era ir a Pompéia, depois a Herculano e com sorte uma voltinha em Napolis antes da volta.

Na ida, por conta da promoção, fomos num vagão executivo com wifi gratuito e liberado, mas para quem estiver viajando em qualquer classe é disponibilizado wifi por 1 centavo de euro, bastando dar o cartão de crédito (fizemos na volta e não deu errado).

Não existem trens diretos a Pompéia. Vc pega um trem da rede da Trenitália até a estação Napoli Centrale. Ali vc desce e vai para a subrede da região, a Circumvsuviana que atende aos pontos ao redor do vesúvio, tendo como ponto final a cidade de Sorrento. O bilhete custa 2,40 euros.

A estação é Pompeii Scavi. Não tem como errar:


Vc sai da estação, vira a direita, dá alguns passos e já dá de cara com a entrada e o centro de atenção ao turista. Nesse lugar em especial eu entendo que o audioguide é imprescindível e para quem vai com crianças a boa nova: tem em português.

O mapa fornecido na entrada mostra todo o plano de Pompéia. É extenso e dá pra fazer em um dia mas é bem puxado. Mas atrás do mapa tem outras opções passando pelos pontos mais importantes. Para facilitar os visitantes, logo no início da visitação, em um local que parecia um armazém, colocaram os corpos petrificados de cidadãos de ´Pompéia atingidos pelo vulcão. Tem até um totó que não conseguiu escapar.







Logo após esse armazém, bem perto tem uma cantina muito boa, onde tem sanduíches, massas, bebidas, refeições, doces, balas e banheiros. Só não esqueça de não jogar lixo nas ruínas.
 
 
Como só tínhamos um dia e queríamos ver Ercolano, pegamos a roteiro de 2,5 horas mais o teatro e o estádio, o que nos rendeu quase 4 horas de visitas pois estes dois eram bem afastados e, entre eles, existem inúmeras casas normais, muitos trechos em restauração.

Focamos bem no círculo maior e passamos rápido no círculo do meui (teatros) e no da direita (estadio).



Saímos 15:30 e fomos para Ercolano, mas chegamos lá e demos de cara na porta: no inverno, as ruínas fecham as 15:30 e tinham acabado de fechar. Não foi dessa vez. Tinha muita curiosidade de ver, pois, ao contrário de pompéia, que foi soterrada pelas cinzas do vulcão, matando as pessoas por asfixia, em Ercolano a cidade inteira foi coberta pela lava do vulcão, o que causou uma conservação incrível de corpos, peças, até mesmo de janelas e outros materiais feitos de madeira.

Consolei-me com um Corneto (miiiiooooo).


 
Enquanto aguardávamos o trem, andamos um pouco a esmo, resolvemos googlar Napoli e descobrir aonde comer uma boa pizza e a resposta veio de prima: Pizzaria da Michele : 1,5km da estação de trem, resolvemos arriscar e fomos andando.
 
Nápoli à noite pode assustas. É confusa e caótica como Roma, está bem sujinha, mas conseguimos achar com facilidade. E no caminho vimos várias lojas em liquidação com preços até melhores que em Roma, mas como o tempo era curto, nem ousamos parar até chegarmos ao destino.
 

Não é um lugar chique. Na verdade é praticamente um pé sujo de pizza: só tem dois tipos de pizza: margueritta ou margueritta com dupla porção de mozzarela. Refrigerantes limitados. Nem Coca zero tem. Pra completar, garçons mal humorados, massa fininha, molho dos Deuses... aprovada!
 
A pizza é enorme, mas não peça para dividir pois percebi que eles se ofendem. Cada uma 5 euros (pensa num prato de bolo, por aí).
 
Depois de chegar lá descobri que a pizzaria além de ser famosa pela pizza, aumentou um pouquinho a fama graças à Julia Roberts que no filme Comer, Amar e Rezar filmou na famosa pizzaria, durante o período que vive na Itália, no Romance.
 
Eu recomendo. Ciao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário