sábado, 1 de fevereiro de 2014

Um pulinho em Pisa

No primeiro dia chegamos perto da hora do almoço, então decidimos, antes de ver qualquer museu, em dar uma corridinha em Pisa; largamos as malas no hotel e compramos os bilhetes de ida e volta: 7,90 euros cada, cerca de 45 minutos da viagem. Compre nas maquininhas, é fácil.
 
Chegando lá, compra-se o bilhete de ônibus da Linha "Rossa" na banca de jornal ou nas "tabacchi" que para na frente do portal aonde há uma igreja e a torre ao fundo. Como o bilhete tem validade de 140 minutos, dá pra ir, tirar MUITA foto e voltar dentro dos 140 minutos era 2,40 euros cada, se não me engano.
 
 
 No intervalo dos 140 minutos visitamos quase todas as barraquinhas de souvenirs, tiramos mais de 100 fotos com a torre e ainda paramos num café para um lanche rápido, compramos dois presentes e voltamos.
 
É importante comprar o bilhete antes na tabacchi ou no jornaleiro pois no ônibus, além de ser mais caro, só aceitam o valor correto. E tem que registrar o bilhete nos aparelhinhos amarelos dentro dos ônibus, tipo uma caixinha: ele imprime no bilhete a hora da primeira entrada e a partir dali conta-se a validade do bilhete. Se for pego com o bilhete fora da validade ou sem marcação, é multa.
 
Aliás, isso vale como regra nos ônibus e trens an Itália. Como vários bilhetes tem validade estendida, tem que efetuar o procedimento (obliterazione) nas maquininhas. É um grande sinal de civilidade, pois acredita-se na boa fé das pessoas, ao contrário do que vemos aqui. Não pagar e ser multado é uma exceção.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário