segunda-feira, 24 de maio de 2010

Londres: chegando!

Peguei um vôo da Easyjet Nice-Londres, primeiro vôo pela mesma.

Se puder evitar das próximas vezes, acho que evito. Mais barato e só.

Não gostei da conservação da aeronave, vi muitos remendos visíveis, como em peças no banheiro e nos guarda-volumes, muito provavelmente pelo fato de que a bagagem de mão tem franquia "liberada" e a que vai despachada é cobrada e cara. No meu caso, 20% do valor da passagem.

Avião atrasou quase uma hora pois "não estavam conseguindo abastecer a aeronave", não tinha papel higiênico no banheiro nem assento sanitário. Mas cheguei e viva. Isso bastou.

Peguei o trem expresso Gatwick Express. Sinceramenrte e pelo preço que leva, não sei se valeu a pena. Por quase 16 Libras cheguei na Victoria Coach Station em 30 minutos, mas tive que andar infinitos minutos até o hostel. De metrô levaria 1 hora, só que custaria bem menos (umas 3 libras no máximo) e sairia do lado do hostel, ficando na mesma calçada e sem desníveis na rua. Mas enfim: vivendo e aprendendo. Pra mim não valeu a pena.

HOSTEL

Fiquei no Astor Victoria, da rede Astor Hostels. Bem localizado e bom ambiente, minha reserva de 5 noites saiu por módicas 100 libras cxom café da manhã, considerado um preço bem razoável para Londres. Isso para um dormitório feminino de 6 lugares com banheiro. Em tese.

Chegando lá descobri que, apesar de ter perguntado previamente via email sobre o banheiro dentro do quarto, descobri que o "ensuite" deles não é um banheiro, um cômodo dentro do quarto, mas um BOX de chuveiro, sem um local para vc se trocar solto dentro do quarto e uma pia!

Fiquei bem desapontada pois não era o que eu tinha reservado, mas OK.

dem épor frescura nem nada. Não ligo de dividir quarto, pelo contrário, gosto de fazer companhia. Mas eu gosto de privacidade na hora do banho, poder me trocar sem ser na frente dos outros e sem o risaco de sair do box e ter alguém abrindo a porta do quarto.

E mais: 3 lances de escada. Sem elevador.

E foi aí o primeiro desastre. Tentei tomar banho e pra variar, me enrolei com as torneiras; a água ficou quente demais e, ao tentar sair do box, escorreguei e levei um puta tombo! Me levantei, enrolei na toalha e fui pra cama e comecei a chorar nervosa. Foi quando uma das funcionárias bateu na porta. Não sei como mas ela ouviu meu grito (e o barulho do tombo segundo ela) e foi ver se eu estava bem.

Depois de alguma conversa, ela desceu, chamou a dona do hostel, Amy expliquei o ocorrido e minha decepção e ela ofertou o dormitorio comum sem chuveiro e o desconto. E advinhem só: os chuveiros compartilhados eram na verdade cômodos a parte, com uma pequena antesala e os chuveiros, além de melhores, tinham box maior. Troquei na hora. E para minha surpresa, meu reembolso foi de 38 libras, ou seja, paguei 62 libras ao todo! Menos de 13 por dia.

E a dona ainda meu cedeu o cadeado para o locker embaixo da cama sem ônus (custava 5 libras o aluguel, sendo devolvido 2 libras no momento do retorno do cadeado. O locker, alias, ótimo! Eram dois gavetões embaixo da beliche hone cabia perfeitamente minha mala média e ainda coloquei coisas fora dela no gavetão nos espaços que sobravam para facilitar o acesso.

Toalha toinha que alugar, 3 libras, devolução de 1 libra quando devolvesse a toalha. O cartão de internet custava 1 libra por 40 minutos de acesso, mas o mesmo também permitia ligações internacionais ao custo de 5 pence por minuto para o Brasil ou 15 pence para celular.

O café da manhã foi bem acima do esperado: além do tradicional café, suco, pão, geléia e manteiga, não tinha suco, mas tinha leite, cereais, nutella, chá, queijo e presunto, coisas raras de se ver em albergue.

E é isso. Saí dali e fui pegar o metrô para curtir o resto do meu dia.





Um comentário:

  1. puxa vida, vou fazer meu primeiro mochilão em abril do ano que vem e estou adorando o seu blog! tem muito mais dicas do que encontrei até mesmo nos fóruns de mochileiros!!!!
    por favor, continue postando, você não imagina como nos ajuda!
    vou pra londres, paris e berlim com uma amiga e estou muito empolgada agora que li seu blog. as dicas de roupas para mala, do vtm e do seguro são muito muito importantes!
    (como você pode ver pela quantidade de pontos de exclamação, gostei mesmo do seu blog...).
    vou continuar acompanhando.
    obrigada,
    maíra

    ResponderExcluir