segunda-feira, 24 de maio de 2010

Londres: circulando

Antes de entrar propriamente nas experiências Londrinas, mais uma dica que merece a parte:

Definitivamente o melhor meio de circular em Londres é o metrô.

Existem as opções de passes diários e oyster card. Eu usei, em média, 2 a 3 passagens por dia. E concluí que o melhor é o oyster.

Muito embora do ticket diário permita inúmeras viagens, esse pode sair bem mais caro. Tinha o peak and off-peal ticket. Peak é das 6 às 9 da manhã e das 16 às 19hs. Duas passagens por dia a 5,60 libras acaba saindo caro. Aí resolvi fazer o Oyster.

Vc paga 3 libras pelo cartão e faz um depósito inicial de no mínimo de 5 libras e ele debita conforme a utilização diária e o horário que vc utiliza. Pode pagar em cash, cartão de crédito e, ainda, recarregar em maquininhas.


De 4 libras a passagem caía para 1,80 off-peak ou 2,40 peak. E, teve um dia em que voltei depois das 22hs em que eu juro que só debitou 20 centavos. Eu estava com bastante sono, mas colocava crédito sempre no cartão certinho e acabou sobrando.

Esses preços são para a zona 1, o centrão de Londres de onde dificilmente vc sairá, a não ser que fique na casa de amigos ou opte por um albergue afastado do centro, na zona 2 ou 3.

E o mais legal: vc vai pra praticamente qualquer lugar usando no máximo duas linhas do metrô (tem um monte).

E o legal: acabou a viagem e sobrou crédito? Vai no guichê e devolve o cartão: eles reembolsam as 3 libras inicial e todo o saldo do cartão.

E o pessoal lá é bem honesto: uma das vezes eu ia trocar de linha e sem querer saí. falei com uma das funcionárias do metrô e eles cancelaram a saída. Me colocaram para dentro, peguei a conexão e, ao sair, o saldo estava certinho!

Só não esqueça de validar o cartão ao entrar e sair do metrô.

Londres o metrô significa economia. E além disso, é necessário pois Londres não é como Paris e Roma que, com disposição, vc atravessa a pé em meia hora.

Apenas para constar, andei da Baker Street para ir à King´s Cross Station para ver a plataforma 9 3/4 (sim ela existe!). Olhei no mapa e chutei ah, 10 minutinhos e foram mais de 40 minutos. No dia seguinte estava com MUITA dor nas pernas e costas.

Outra coisa, sapatos confortáveis e tênis com amortecimento. Londres não é lugar para salto alto, a não ser se vc puder voltar para hotel antes de sair à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário