segunda-feira, 27 de abril de 2009

Florença deslumbrante!


Saí de Verona com a sensação de um dever cumprido, nada ficando a desejar.

Aquele unico diazinho bastou para sentir os ares, vale a pena ver, mas não vale uma voltinha.

Fui para a estação de trem e peguei meu próximo destino, para Florença! Com direito a conexão em Bologna para troca de trens e, por óbvio, para apreciação de um panino de bolognela típica, aprovadíssimo! rsrsrs


Chegando em Florença na hora aprazada, fui direto ao guichê de turismo. Aliás, coisa boa pra avisar, TODAS as estaçõpes de trens de cidades razoavelmente grandes tem um escritóriozinho de turismo onde fornecem instruções, mapas ou, pelo menos, vendem, e, por um módico euro, comprei o meu.

Em Florença, confesso, cometi um pequenino erro de logística: escolhi um albergue relativamente longe do centro.

O albergue da juventude fica num bairro extremamente agradável, numa mansão majestosa e bela, com estátuas, amplas salas e muito conforto, quase um pequeno castelo. Só que como toda mansão... uma looonga pista com ladeira até lá.

E sim, eu de mala. E dentro dela uma colcha de cama comprada no marché de San Remo. E uma mochila nas costas. Bem chega de auto-piedade não é?

Por sorte logo no início da ladeira consegui carona para subir e ajuda para levar a mala até o quarto. Tirando esse fato e a pequena distãncia da cidade, RECOMENDO!

Um bom café da manhã, gente simpática e prestativa (consegui um expresso quádruplo), camas legais, banheiro amplo, sem filas, calefação eficiente.Larguei as malas, tomei uma chuveirada e caí na vida.

DICA: aqui como em todos os lugares na Itália ou vc compra o bilhete adiantado ou paga mais caro nos ônibus. E alguns ônibus vc só paga com maquininha de dinheiro certo, sem troco (quando diz NÃO DÁ RESTO significa que a máquina não dá troco).

Chegando ao ponto final a primeira parada obrigatória é a Catedral de Santa Maria della Fiore, definitivamente a maior que vi e muito diferente também, seja pelas cores, pelos desenhos, pelos detalhes, linda, por dentro e por fora.

Mas, como as demais igrejas européias, ostensiva por fora, vazia por dentro. Da imponente religião católica só restou mesmo os templos pois os fiéis... não vi uma missa cheia em lugar algum.

A entrada é franca, paga-se somente para subir o Domo ou a torre da Igreja. Eu optei pelo Domo e acho que foi a melhor opção.

Primeiro porque do domo você pode ver melhor a pintura dele (magnífica e assustadora) e definitivamente a melhor vista de Florença. Só chegando lá em cima vc repara que a torre é menor, ou ao menos parece.

Mas aviso logo. São MUITOS degraus e em certos pontos a escada é vertiginosa e estreitinha. Não é fácil e não suba se não tiver pique.

Dali fui dar aquela perdida clássica pela cidade, procurando um local legal pra comer, vendo preço de souvenir e tal... e pago um belo mico.

Numa lateral de um prédio, cuja fachada não reconheci, vejo uma fila imensa e sou empurrada para ela:

- Vem, vem, é de graça!

Me explicam que aquele domingo era o último dia da semana da cultura na Itália e, na cidade, todos os museus eram gratuitos. Já estava ali mesmo e de graça... vambora né?

Museusinho básico, penso. Várias daquelas pinturas renascentistas básicas, cobertas de ouro, esculturas... mas é museu e não paguei para estara ali.

E vou rodando lá dentro, despretensiosamente e vejo uma estátua gigantesca.

Só uma estátua. Só.

E quando olho o que vejo? David, logo ali, peladão olhando pra mim!

Pela primeira vez me emociono desde que cheguei à Itália e finalmente a viagem faz algum sentido para mim. Sentei-me no chão, depois dei voltas ao redor dele, fotografei na surdina. Vale a pena pagar pra ver...

Saindo dali fui catar meu jantar e voltei para o hostel. Internet a 3 euros, fui subir fotos, tomar outro banho e traçar planos. Em breve novo post.

Arrivederci!








domingo, 26 de abril de 2009

Verona Belissima!

A logistica nao funcionou tao bem com Verona.
Cheguei la as 11 da manha e so consegui sair para explorar a cidade por volta de meio dia. O hostel que eu tinha agendado era, na verdade, um Bed and Breakfast (Residencia Muro Padri) e os donos, nao sei porque cargas d' agua acharam que eu so chegava de noite. Eles nao moram na casa mas numa cidade a meia hora ou seja, mofei um tempo... sorte que havia o Nikos, outro hospede que me ajudou a entrar na casa.
Mas sinceramente? Um dia bastou.
Verona e linda mas nao tem quase nada para ver de interessante e realmente historico, apesar de ser uma cidade antiga. Seu maior chamariz é o fato de ter sido a cidade em que se passa a historia de amor de Romeu e Julieta.
Mapa na mao, fiz um roteiro simples: visitar a casa de Julieta onde ha o famoso Balcao, a casa de Romeu, a tumba de julieta, o Castelo vacchio (Velho em Italiano) e a Arena.
Entao vamos la:
1) CASA DE JULIETA: nao pague para entrar é furada! caro e nao tem nada na casa de original, apenas peças de mobilia e de roupas usada no filme de Franco Zefirelli. Vantagem so se voce realmente quiser tirar uma foto estandoo Balcao. Do lado de fora da casa vc pode ver o balcao, subir ate o terraço onde Romeu e Julieta se encontravam e apertar o seio da estatua da Julieta. Dizem que se fizer isso voce nunca mais se separa do seu amor (Fala serio). Ha uma parece incrivelment pichada onde os casais de apaixonados porcos rabiscam. Desnecessario na minha opiniao.
2) CASA DE ROMEU: Estava fechada, nao sei se ha algo de interessante por ali tambem. Tirei uma foto na porta.
3) TUMBA DE JULIETA: outra furada, vc paga pra entrar num museu ridiculo mas nao tem como, pra chegar na tumba tem que passar por ele. Esta no fundo, numa cripta e aos pedaços; segundo consta, varias pessoas arrancavam um pedaço como souvenir, mas os restos da tumba estao tao lisinhos que ... sei nao...
4) ARENA: Vale muito a pena! Minatura do coliseu, e lindo, fechando os olhos da pra imaginar como era. Melhor so se nao estivesse parcialmente em obras: atualmente ele e utilizado como palco para grandes Operas e Concertos de Verao e estao colocando cadeiras... fazer o que! E fica cheio de pessoas fantasiadas de gladiadores ao redor tirando fotos.
5) CASTLE VECCHIO: Lindo! Esse fiz a coisa certa, nao paguei pra entrar mas andei nos arredores e tirei fotos incriveis. Belo local, visual incrivel!
No centro de Verona ha uma feirinha com souvenirs, artesanatos e varios restaurantes. Nao e um lugar caro nao, vale a pena conferir. Mas como disse, nao vale a pena ficar mais que um dia. Passe ali como parte do caminho ou pernoite apenas um dia.
Ha um lago nas proximidades que dizem que rende uma bela visita. Nao fui, mas como ouvi muito falar, fica a dica.
Vou indo! Florença ai vou eu...

sábado, 25 de abril de 2009

Veneza - Dicas

Eu acho que pra quem quer simplesmente conhecer, 3 dias em Veneza bastam.

Eu diria um para conhecer a cidade e comprinhas, um para os museus e as igrejas, um para ir a Murano, Burano, talvez Lido, as ilhas mais afastadas.

Como economia é o meu forte a primeira dica que dou é: compre os passes.

Existe um passe em Veneza que custa 33 euros por dia para o vaporetto, caro mas valido pois usa-se muito, mas existe algo melhor ainda, os passes turisticos que incluem Museus dentre outras vantagens.

O primeiro que vi foi o Hello Venezia, que custa a bagatela de 73 euros e inclui todos os museus de graça, transporte à vontade por 72 horas , "todas as igrejas", 2 tickets diarios para banheiro e mapinha. Carinho mas, a principio, parece razoavel.

Ate o momento em que vc fuça o site e encontra link para outro site, o Venice Connected, onde vc acha um pacote bem parecido: 72 horas de transporte a vontade (onibus + vaporetto), museus, acesso gratuito à internet wi-fii e tickets para toillete, com a vantagem que voce MONTA o seu KIT.


O pulo do gato? E muito mais barato!!

Comprando com antecedencia de pelo menos 15 dias em relaçao a data de sua chegada voce obtem descontos no passe, no valor do transporte e dos museus. As igrejas tem acesso gratuito, voce so paga se quiser subir nas torres, nas cupulas ou visitar o underground. Boring.

O ticket de banheiro e valido, pois banheiro publico e pago e custa 1.50 euro CADA ida ao banheiro, enquanto pelo site, antecipado, vc paga 1 euro por dois passes diarios.

TRANSFER ALILAGUNA: E um barco mais rapido, tipo um catamara que te leva do aerporto ate veneza. Besteira, custa 25 euros, leva uma hora e com o ticket de transporte vc vai de graça, sem pagar extra em igual tempo.

MUSEUS: Os unicos museus que realmente interessam sao o da Praça de Sao Marcos, tres deles integrados e o principal, Palazzo Ducale. O bilhete que pega TODOS os museus custa 16 euros, o que pega somente os da Praça Sao Marcos custa 13 euros e, se vc optar por um ticket que te da acesso somente de tarde vc paga 11 euros.

Eu vi os museus acima citados em uma tarde. Da e sobra, estao longe de ser o Louvre e da para curtir com calma e com 5 euros vc faz bastante coisa vai por mim! :)

Como sou gastadeira fiz o pacote que incluia transporte, o bilhete para todos os museus e o ticket semanal de banheiro que custava 5 euros e paguei, ao todo R$ 45,75 euros, quase 30 euros a menos que aquele outro. Se tivesse pego o ticket vespertino e pego o banheiro apenas para 3 dias teria economizado 7 euros... snif!!

Detalhe: todos os museus e restaurantes tem banheiros BONS, logo, vc nao usa tanto os da rua.

Eu fiquei com 4 tickets sobrando e distribui para colegas.

Pra quem gosta de compras:

1) Se vc quer comprar camisetas, casacos de moleton etc, segura a onde se voce pretende ir a Florença: na Piazza Michelangelo é bem mais em conta: paguei 5 euros em camisetas que custavam entre 9 e 12 euros em Veneza e 10 EUROS num moleton universitario que custava 27 euros em Veneza... sabe o I love Venezia? Pois é...

2) Mascaras: impossivel levar uma so!! Aquelas menorzinhas com guizos, de por na parede custam em media 8 euros e vendem nos ambulantes no meio da rua. mas eles nao sao camelos nao, sao registrados e emitem ticket! E o melhor lugar pra comprar, e alguns fazem 3 por R$ 20 euros, eu barganhei, como sempre... Veneza costuma ser cara mas fora de La cheguei a ver as mesmas por 15 euros! Comerciantes nao gostam de barganhar.

3) Comida: Veneza nao e tao cara quanto eu achava. na beira do Rialto jantei em restaurantes que pediam 15 euros por um Menu Turistico com 3 pratos, mas se vc andar pelas ruelas pode achar coisas incriveis. A melhor pizza da minha vida foi uma delas. E olha que era daquelas de tabuleiro que o cara da uma aquecidinha na hora. Desmancha na boca...

4) Medalha de Murano: pode comprar em Veneza mesmo, em Murano muitas vezes eles metem as maos... a mediana custa uns 8 euros.

Caso va visitar Burano, vale a pena, a ilha e linda, casas coloridas, mas e mais um lugarzinho pra sentar, comer, fazer comprinhas, nada de artistico. Mas va cedo, nao demore, pois e uma hora de Vaporetto ate Veneza de volta.

Agora vou indo. Proxima parada, Florença!

Arrivederci!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Venezia belissima!



Minha viagem começou a fazer realmente sentido quando cheguei em Veneza, entrei no Vaporetto e avistei o primeiro canal. O corpo arrepiou, lagrimas desceram e me emocionei como nunca antes.

Depois desse dia posso dizer que acredito em amor à primeira vista pois foi exatamente o que me aconteceu, me apaixonei.

O hostel escolhido foi o Ostello Venezia da rede Hi Hostels que fica bem no final de Veneza. 22 euros a diaria no dormitorio feminino ou masculino (alas separadas), cafe da manha modesto mas bom (leite, cafe, chocolate, suco, pao, geleia, manteiga, nuetlla), no final da Isolla de la Giudecca. Longe e bem relativo, para mim, melhor lugar impossivel. Veneza e tranquila, segura, um lugar pra se largar e viver cada dia.

Cheguei por volta das 14hs tendo o resto do dia e dois dias inteiros para curtir, entao, fiz meu check-in, despachei mala, mochila, troquei de roupa (estava um sol incrivel) e parti.

Cada canal me emocionava, como era bom andar no tal do Vaporetto! Fiz minha primeira parada na Piazza San Marco mas nao entrei. Reservei essas primeiras horas para me perder e foi exatamente o que fiz!

Entrei na primeira ruela, parei no primeiro restaurante e pedi minha primeira pasta: Carbonara! Nunca comi com tanto gosto!

A primeira coisa que reparo é como Italia e barata, da pra pagar uma refeiçao e uma bebida com bem menos de 10 euros! Sai dali e me perdi... literalmente pelas Ruelas de Veneza! Quando me dei conta era quase 21 horas, o dia estava escurecendo e eu ainda sem ver sinal do grande canal e do ponto dos Vaporettos.

Comprei as mascaras, imas de geladeira, Veneza e uma verdadeira perdiçao! Aviso logo que os comerciantes que tem barraquinhas nas ruas perto dos canais vendem as mascaras a 8 euros, mas se vc chorar... eu comprei 3 por 20 euros, como boa brasileira (eu nao desisto nunca!).

Na hora em que me dei conta de que seria melhor voltar, parei em frente a um pequeno Restaurante/Cafe que fica bem em frente à estaçao FONDAMENTA NOVE dos Vaporettos. Charmoso, bons preços, comida boa, café expresso divino!

Foi ali que provei uma tartelete ou algo semelhante de amendoas (almendolas) com um recheio divino que me lembra profundamente o amaretto. Portanto, se forem a Veneza, façam a gentileza de dar um pulinho nesta estaçao e procurar este local. Acho que a razao social era Cupido Venezia ou algo assim.

Chegando no hostel, banho e nada de cama, troquei de roupa e sair pra jantar, afinal estou em veneza! Mas a noite em veneza nao tem tanto assim nao, ja que Veneza nao tem vida noturna, so alguns poucos restaurantes que ficam abertos ate umas 23hs acredito. Nao vi bares abertos, nao soube de boate. Reza a lenda que ha um Hard Rock cafe.

Crucifiquem-me se quiserem mas sim, fui jantar num dos restaurantes ao lado do Rialto, sendo praticamente a unica cliente do estabelecimento (e os demais fechando as portas) mas fui maravilhosamente bem recebia.

Nem é tao caro como dizem, num jantar de Menu fixo, 3 pratos, com vinho e café gastei pouco menos de 20 euros, com direito a uma vista linda, a ponte do Rialto é belissima! De fato é um lugare bem romantico, pela primeira vez sou obrigada a concordar. Achei lindo os casais passeando de gondola e deu muita vontade de ter alguem ali, naquele momento comigo, mas fazer o que. Azar o do meu futuro namorado, quem manda ser lerdo.

Por isso costumo dizer, meu principe é baiano e ta vindo no lombo do jegue, so pode!

Mas nao se sintam intimidados em caso de eventual solteirice. Veneza e apaixonante, portanto, apaixone-se por voce mesmo e tenha uma lua de mel, porque nao? :)

Outra coisa que fiz de muito interessante, ainda nesse dia, foi um passeio de Vaporetto. Sim, eu fiz isso rs. Dei uma volta em Veneza dentro do Vaporetto, tirei varias fotos noturnas, é simplesmente incrivel! Voce quer clicar cada ponte, cada casa-.. Ventava muito e fazia consideravel frio, mas eu fiquei do lado de fora do barco curtindo a vista por mais ou menos uma hora, ate que cheguei em casa e dormi.

Enfim, Veneza e o melhor lugar pra se perder na Italia, no melhor dos sentidos claro. Reseve um dia para vagar sem rumo e sem roteiro pelas suas ruelas.

terça-feira, 21 de abril de 2009

San Remo

Nao, ainda nao fui de vez pra Italia, rs

Num dos dias em que nao poderia me fazer companhia, minha amiga me recomendou uma excursao que ia ate a Vila de San Remo, na Italia, para compras.

Quem avisa amigo é, estando no inicio da viagem NAO VA! Nao seja otaria como eu, que comprei horrores, gastei pouquissimo e nao sobrou mais espaòo pra nada na bolsa rsrsrs

San Remo e uma cidadezinha super agradavel, cerca de meia hora depois que se atravessa a fronteira entre França e Italia. Antiga, charmosa, tem um Marché (mercado) muito famoso, coisas baratas, produtos artesanais dentre outras coisas. A perdiçao para mulheres como eu.

Digo, com menos de 100 euros comprei coisas inacreditaveis: um edredon king size, pijamas, sapatos de couro, sombrinhas, um casaco. E o ima de geladeira obviamente.

Foi ali que tomei minha primeira cantada de Italiano... acabou que foi hilario pois na minha excursao so havia casais de idosos e um senhorzinho de idade colou em mim, tava sozinho... quando o cara viu pediu mil desculpas, achou que ele era meu pai ou avo. E foi otimo treinar meu frances.

Dali, na volta, paramos em Dolceacqua, uma cidade bem antiga que tem um castelo medieval da familia grimaldi, que data do seculo XII! Nao e possivel entrar nele sem guia pois esta em ruinas. Entretanto, a parte que fica abaixo, um verdadeiro labirinto de ruelas onde ficavam as casas dos servos e vassalos nao so continua intacta como habitavel! Varias pessoas ainda moram la e possuem lojinhas e ateliers diversos.

Se alguem for passar pelo local, se informe. Vale uma visitinha, bien sure!

PS: Sorry pela ausencia de acentos. Estou em um teclado Italiano atualizando o blog e esta florida. Mas ainda assim podia ser pior, podia ser o teclado frances que e AZERTY...

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Beaulieu sur mer

Belo lugar ao mar é a traduçao capenga que posso fazer do nome desta cidadezinha.

A Europa tem algo que me encanta, a beleza dessas cidadezinhas de interior. Lindas, charmosas, aconchegantes e a meia hora de trem dos grandes centros, sem transitos, sem filas, viajando sentado, um luxo!

Beaulieu é mais uma destas que atravessou meu caminho. Fui parar la por causa de um folder que vi, no ano passado quando vim visitar minha amiga Fa, falando de uma Villa Grega nesta cidade.

Grécia e um dos paises que mais gostaria de visitar, teria sido minha primeira opçao de viagem este ano se nao fosse a alta do dolar que proporcionou um aumento de cerca de 50% no bilhete.

Entao, se eu nao posso ir à Grecia... ela vai à Villa Grega!

Sim, eles la tambem aceitaram minha carteirinha de estudante, atentem apenas para um detalhe: em muitos locais so aceitam carteira de estudante ate VINTE E NOVE ANOS, graças a deus tenho cara de menina e nao olharam a data... logo, peguei o desconto.

A Villa foi construida nos moldes de uma original da Grecia: pilastras, marmores, mosaicos, desenhos, tapeçarias nas paredes... possui um pequeno acervo de peòas antigas, bustos e estatuas, o suficiente para voce se sentir transportado no tempo e no espaço.

O melhor da casa, na minha opiniao, o banheiro com sua respectiva banheira à moda grega, que vontade de ver aquilo ali cheio de agua morninha comigo dentro. :))

E uma vista enlouquecedora. Passei agradaveis horas ali tirando fotos e mais fotos e depois apenas relaxando, ouvindo o barulho do mar nas pedras.

Bom passeio para uma tarde, vale cada centavo de Euro, recomendo.

Ha uma outra Villa na mesma cidade, o bilhete conjunto e mais em conta, mas eu nao tinha tempo. Se vc esta em Nice ou nas proximidades, e na mesma linha do trem.

Monaco!

Depois de fazer exatamente um ano, retorno a Monaco.

Este e um lugar que e impossivel nao querer visitar de novo, mesmo num dia que insiste em ser chuvoso, como hoje.

Desta vez, de posse de mais informaçoes, fiz muito mais coisa em menos tempo. Fui visitar o Jardim Exotico de Monaco, dei mais um pulinho no Jardim Grace Kelly. Lindos, acesso gratuito, otimos para sentar e simplesmente admirar.

Dali, fui para o costao que tem a escada que leva ate o MUseu Oceonografico de Monaco, de onde se tem a mais bela vista da cidade na minha opiniao. Tem ate uma escultura semelhante a uma moldura, algo bem sugestivo do maravilhoso retrato que é o local.

Chego ao Museu e a primeira boa noticia: aceitam a carteirinha de estudante brasileira! Ja e alguma coisinha!

O museu esta lindo como sempre, acho que nunca me cansaria de visitar aqueles peixes, fotos e mais fotos, revejo peixes que nem lembrava mais, me deparo com alguns exibicionistas e la esta ela, a maledita moreia entocada... mas eu sou paciente. Com bateria extra e uma outra maquina vou e volto e flagro a danada saindo da toca. Vingancinha!

Saio dali e dou mais uma volta em Monaco, mesmo com chuva. Finalmente vou conhecer o famoso Cassino de Monte Carlo, mesmo embaixo de chuva. Divino!! Segundo um amigo, sao os jardins mais belos que ele ja viu. Imagino como seriam num belo dia ensolarado de primavera, mas enfim...

Almoço por ali num restaurantezinho delicioso - sim, almoce em Monaco, nao e baratinho mas tambem nao e caro! E dali parto para a estaçao de trem, hoje tenho um segundo destino, Beaulieu su Mer e quero pegar o trem das 14:20.

Mas no meio do Caminho havia uma loja da Leonidas (Chocolateria Belga) e... nao resisti, fui abduzida. 1 kg de chocolate depois, chego eu com dois minutos de atraso na Gare de Monaco e ali mofo por uma hora, esperando o trem de 15:20. Me deliciando com meus Chocolates...

Pra quem gosta de chocolate, experimente! Infinitamente melhor que o godiva, preços acessiveis. Paguei 16 euros, mais ou menos 48 reais numa caixa de 500g de chocolates finos. Mais ou menos o que se pagaria numa Kopenhagen da vida, ou menos.

E o chocolate amargo deles... e o prailine... ai ai ai ai ai!
Link

domingo, 19 de abril de 2009

Chegando em Nice - Juan les Pins

A viagem foi tranquila, sem turbulências.

Fiz conexão em Paris para trocar de avião e la um clima horrivel, fechado, frio. Abril não e uma boa em abril, podendo, va em Maio. Ano passado cheguei em Paris dia 29 de abril, chovia e fazia frio. Dia primeiro abril sol e a partir dali o clima ficou bem agradavel.

Cheguei em Nice com o dia ensolarado, contrariando expectativas do Weather Channel.

Ontem e hoje não fiz passeios propriamente ditos, ainda to curtindo minha amiga a familia dela e fazendo programinhas "gourmands" como sorvetes, crepes, churros de nutella, paninis, brie..

Juan les Pins - Antibes e uma região turistica, cheia de celebridades - Madonna e Elton John tem casa aqui e Angelina Jolie volta e meia da expediente na area.

Muito gringo, mas muito brasileiro também. Hoje andavamos na praia e um babaca fala alto: aquela ali e brasileira, gostosa, so pode! Ai minha amiga vira e responde: por isso que gente como ela não da bola pra babacas como você!!

Voltamos e fomos pro Pam Pam, um bar famoso aqui na cidade que frequentemente oferece shows de musica brasileira onde trabalha o marido de minha amiga.

Drinks divinos, sorvete caseiros imperdiveis, recomendo! Boulevard Wilson, bem no leio do burburinho.

Vou indo nessa, ta na hora do jogo do Flamengo. :)

Amanhã volto a Mônaco. Tenho contas a acertar com uma moreia...

Bisous

Organizando a viagem: roteiros

Decidido meu destino, passei a pensar no trajeto para começar a fazer logo as reservas.

A primeira dica que dou, para quem não conhece o destino a não sabe para onde quer ir e que pesqguise as cidades num guia a USE o Google Earth.

Meu primeiro destino seria Nice, de onde partiria para a casa de minha amiga em Juan les Pins onde estou hoje. Pensei em ( ou - dias e depois volyat dia 10 de maio, partindo de Roma.

Nice fica no sul da França e relativamente proximo da Italia, dai a decisão de começar pelo Norte. Utilizando o Google Earth pesquisei a distância media entre as cidades que queria visitar no norte: Florença, Milão, Veronq e Veneza e, da ultima, partir para Roma.

Milão descartei de cara quando descobri que nos poucos albergues disponiveis a diaria custava 89.90 euros. Não obrigada.

Descarie começar por Florença tambem quando descobri que a viagem demorava mais de 4 horas e nem trem noturno tinha - a opção dada tinha uma conexão de UMA hora em Bologna. Não, obrigada.

Ai resolvi começar por Veneza, depois que achei um vôo low cost por 62 euros. Sim, carinho, o dobro do preço de um bilhete de trem mas menos de 45 minutos de viagem sem ter que trocqr de trem.

E foi assim que inverti o meu destino, e trocei a primeira parte da viagem: Veneza, Verona, Florença e Roma. Comprei as passagens na internet atraves do site da TRENITALIA.

A dica: comprando pelo site e adiantado, desde que menos de 2 meses, na grande maioria das passagens vocë consegue comprar com 20% se selecionar a tarifa AMICA.

Depois, reserveis os albergues em 3 sites diferentes. Hi Hostels, Hostelworld e Hostelbookers.

Por questão de economia, opto sempre pela rede Hi Hostels, ja que tem os descontos de associados, mas antes, o melhor lugar para pesquisa e o Hostelworld. Quase todos do Hi Hostels vocë pode reservar por la mas sem os descontos. A vantagem e que nele você tem descrições melhores dos hostels, avaliação dos visitantes E comentarios dos mesmos, o que e muito importante.

Entre um hostel de 30 euros a diaria e com boa avaliação de 90% e um de 26 euros com boa avaliação de menos de 70% o que vocë escolhe? Economia sim, abrir mão de luxo sim, mas LIXO não.

E o hostelbookers, porquê?

Primeiro, ele não cobra a comissãozinha de reserva que os outros cobram e, alem disso, dependendo da epoca que vc reserva aparece uma caixinha discreta onde eles oferecem um cartão de ligações internacionais de graça ! 5 euros de credito. Não e nada mas rola uns 20 minutos de ligação local pro Brasil.

Se puderem, comprem tambem os passes.

Veneza ja haviam me informado que os trasportes são carerrimos e que havia um passe de èé horas que custava 33 euros, uma fortuna mas era mais em conta, integrando ônibus e vaporettos, os onibus que transitam nos canais em Veneza.

Ai, fuçando a net achei o site do HelloVenezia, um portal de turismo onde eles vendem os passes. Caros ainda assim, mas abrangendo Museus, Transportes, entradas nas Igrejas, acesso aos banheiros por 73 euros ou 96 euros com o transfer via barco para quem chega pelo aeroporto Marco Polo.

Eu de cara descartei o transfer ja que tem bus do aeroporto ate o ponto em que se pega o Vaporetto que pode ser pago com o ticket de transporte, ou seja, economia de 23 euros e 20 minutos a mais de viagem. Justo.

Mas ai descobri dentro deste site que tem um passe mais pobre, no Venice Connected onde tem um card identico, so que se comprado pela internet com antecedencia, sai desconto e não incluia as igrejas.

Considerando que a maioria das igrejas cobra 3 euros pra entrar e somente a Basilica de São Marcos deve interessar mesmo, comprei com eles o passe que inclui 72hs de transporte, museus a vontade, 10 ticktes de banheiro (quis pegar mais) e, ainda, passe de graça ao cassino de veneza a chave de acesso gratuita à rede wifi de veneza. Tudo isso por 55,25 euros! Comprei-o-o na hora!

Em Roma tabem tem o ROMAPASS que pode ser adquirido na Estação de trens termini. Por 23 ou 25 euros vc adquire um passe valido por 3 dias que da direito a transporte, 2 museus de graça e descontos nos demais locais turisticos pagos. Sem contar que busão e caro. E ainda ganha um mapinha de Roma.

Nos demais destinos, resolvo na hora, os hostel costumam organizar excursões e tours, muitas vezes ate mais em conta que aqueles oferecidos pela agências.

Para quem leu meus posts anteriores, sim voltei a viajar de mala rsrsrs maz agora uma mala mediana. A antiga, que quebrou, consegui trocar por uma menor mas de qualidade superior, o que eles fizeram gentilmente depois que falei do prejuizo que eu e minha amiga tivemos de qiase 100 euros com taxis que tivemos que pegar porque não conseguiamos subir e descer escadas do metro com a mala quebrada, alem dos hematomas na perna, que fiz questão de mostrar. Deixei ate uma carta pro gerente com uma foto.

Desta vez, roupa para metade dos dias, repetirei modelitos. Trouxe um tenis de couro, uma sapatilha e uma havaiana. Apenas um casaco. Minha mala esta a 2/3 de sua capacidade e ainda tem uma mochila no compartimento externo para as comprinhas.

Vamos ver se sozinha me controlo melhor.

Bisous à tous!

sábado, 18 de abril de 2009

Preparativos

Essa foi a programação de viagem mais rapida que fiz na minha vida.

Com data de saida prevista para &è de abril e tendo a ma noticia dada em 12 de abril, não restava muito tempo, quase dois meses. E foi logo depois do carnaval que chutei o balde e decidir voltar à Europa.

Nos meus planos estavam Grecia/Turquia e o leste Europeu, mas com passagens beirando os 5 mil reais no primeiro caso e ultrapassando a barreira dos 4 mil, descartei de cara. Planejei visitar minha amiga e, para simplificar e não ficar a confusão do ano passado, optei por eleger um unico pais e, por uma questão de logistica, escolhi a Italia.

Como estava tudo em cima e gosto de agendar tudo com antecedencia, buscava um pais com cidades interessantes que desse para viajar em menos de 2 horas para poder otimizar, e de preferencia de trem.

A alemanha descartei pelas enormes distâncias entre as cidades de meu interesse e, a Inglaterra, pois exigia vöo para visitar Irlanda, o que encarece q viagem (ainda q tenha bilhete lowcost, não da pra ignorar o custo do taxi ate o aeroporto.

Decidida a Italia, comprei meu bilhete no final de fevereiro, decidi as cidades e comecei a planejar o roteiro, mas falarei dele num outro post.

Mudanças de planos



Quando comecei a escrever este blog, a ideia foi começar pela primeira grande viagem que fiz, falar das seguintes para, ao final, falar sobre onde estaria hoje.

Falta de tempo para escrever e uns lapsos de memoria, parei em Paris.

Minhas ferias comecqrqm oficialmente ONTEM, dia 17, quando deixei meu Rio de Janeiro para novamente ganhar o mundo.


Depois da viagem à Europa, que ainda falta comentar sobre Paris, Barcelona e Munique ainda fiz uma viagem à Argentina, pequenas viqgens pelo Brasil e tinha decidido em outubro, como proximo destino, fazer a travessia Chile-Bolivia-Peru.


Tinha milhas para ir de graça pela TAM e comecei a traçar roteiros incriveis ! So que, por conta das limitações do programa de milhagem da TAM, so poderia emitir meu bilhete apos 10/02/09. Conforme as informações prestadas pelo Call Center, seria possivel fazer os trechos Rio-Calama (conexao em Santiago) e volta Cusco-Lima (conexão em Lima).


Foi nesse dia que descobri novidades sobre o programa de milhagem, da TAM:


1. A TAM so voa ate as capitais que serve.


2. Os trechos internos so podem ser feitos pelas empresas locais.


3. Para ir a uma cidade que nao seja a capital e usando milhas TODO o trecho tem que ser operado por empresa local e parceira no programa de milhas, no caso, a LAN. E como a LAN tem divisões por pais, tem que ser a LAN do mesmo pais.


4. E o principal: lan e super complicada de conseguir os bilhetes!


Moral da historia/ se fosse continuar, trocaria as milhas mas teria que comprat Santiago-Calama, Sucre-La Paz e Cusco Lima por MODICOS 650 DOLARES. Trës trechos domesticos, quando a passagem Internacional custa menos de 400 dolares.


Então raciocinei: a ideia era fazer uma viagem de aventura com baixo custo, pra pagar 650 dolares, prefiro ir pra Europa de novo!


E foi assim que vim parar aqui novamente.


Notou o texto sem acentos? Estou digitando de um teclado AZERTY, comum na França, Belgica e Holanda e que não tem acento. Se tem, alguem me diz aonde ele esta escondido.


Estou em Juan les pines, proxima a Nice, na Riviera Francesa. Esta fresco, solzinho timido, estou na casa de uma grande amiga, a mesma que visitei no ano passado. Dia 22 começa a aventura mesmo.


Amanhã conto como foi a preparação desta viagem, as boas dicas e as furadas.


Au revoir!