quarta-feira, 22 de abril de 2009

Venezia belissima!



Minha viagem começou a fazer realmente sentido quando cheguei em Veneza, entrei no Vaporetto e avistei o primeiro canal. O corpo arrepiou, lagrimas desceram e me emocionei como nunca antes.

Depois desse dia posso dizer que acredito em amor à primeira vista pois foi exatamente o que me aconteceu, me apaixonei.

O hostel escolhido foi o Ostello Venezia da rede Hi Hostels que fica bem no final de Veneza. 22 euros a diaria no dormitorio feminino ou masculino (alas separadas), cafe da manha modesto mas bom (leite, cafe, chocolate, suco, pao, geleia, manteiga, nuetlla), no final da Isolla de la Giudecca. Longe e bem relativo, para mim, melhor lugar impossivel. Veneza e tranquila, segura, um lugar pra se largar e viver cada dia.

Cheguei por volta das 14hs tendo o resto do dia e dois dias inteiros para curtir, entao, fiz meu check-in, despachei mala, mochila, troquei de roupa (estava um sol incrivel) e parti.

Cada canal me emocionava, como era bom andar no tal do Vaporetto! Fiz minha primeira parada na Piazza San Marco mas nao entrei. Reservei essas primeiras horas para me perder e foi exatamente o que fiz!

Entrei na primeira ruela, parei no primeiro restaurante e pedi minha primeira pasta: Carbonara! Nunca comi com tanto gosto!

A primeira coisa que reparo é como Italia e barata, da pra pagar uma refeiçao e uma bebida com bem menos de 10 euros! Sai dali e me perdi... literalmente pelas Ruelas de Veneza! Quando me dei conta era quase 21 horas, o dia estava escurecendo e eu ainda sem ver sinal do grande canal e do ponto dos Vaporettos.

Comprei as mascaras, imas de geladeira, Veneza e uma verdadeira perdiçao! Aviso logo que os comerciantes que tem barraquinhas nas ruas perto dos canais vendem as mascaras a 8 euros, mas se vc chorar... eu comprei 3 por 20 euros, como boa brasileira (eu nao desisto nunca!).

Na hora em que me dei conta de que seria melhor voltar, parei em frente a um pequeno Restaurante/Cafe que fica bem em frente à estaçao FONDAMENTA NOVE dos Vaporettos. Charmoso, bons preços, comida boa, café expresso divino!

Foi ali que provei uma tartelete ou algo semelhante de amendoas (almendolas) com um recheio divino que me lembra profundamente o amaretto. Portanto, se forem a Veneza, façam a gentileza de dar um pulinho nesta estaçao e procurar este local. Acho que a razao social era Cupido Venezia ou algo assim.

Chegando no hostel, banho e nada de cama, troquei de roupa e sair pra jantar, afinal estou em veneza! Mas a noite em veneza nao tem tanto assim nao, ja que Veneza nao tem vida noturna, so alguns poucos restaurantes que ficam abertos ate umas 23hs acredito. Nao vi bares abertos, nao soube de boate. Reza a lenda que ha um Hard Rock cafe.

Crucifiquem-me se quiserem mas sim, fui jantar num dos restaurantes ao lado do Rialto, sendo praticamente a unica cliente do estabelecimento (e os demais fechando as portas) mas fui maravilhosamente bem recebia.

Nem é tao caro como dizem, num jantar de Menu fixo, 3 pratos, com vinho e café gastei pouco menos de 20 euros, com direito a uma vista linda, a ponte do Rialto é belissima! De fato é um lugare bem romantico, pela primeira vez sou obrigada a concordar. Achei lindo os casais passeando de gondola e deu muita vontade de ter alguem ali, naquele momento comigo, mas fazer o que. Azar o do meu futuro namorado, quem manda ser lerdo.

Por isso costumo dizer, meu principe é baiano e ta vindo no lombo do jegue, so pode!

Mas nao se sintam intimidados em caso de eventual solteirice. Veneza e apaixonante, portanto, apaixone-se por voce mesmo e tenha uma lua de mel, porque nao? :)

Outra coisa que fiz de muito interessante, ainda nesse dia, foi um passeio de Vaporetto. Sim, eu fiz isso rs. Dei uma volta em Veneza dentro do Vaporetto, tirei varias fotos noturnas, é simplesmente incrivel! Voce quer clicar cada ponte, cada casa-.. Ventava muito e fazia consideravel frio, mas eu fiquei do lado de fora do barco curtindo a vista por mais ou menos uma hora, ate que cheguei em casa e dormi.

Enfim, Veneza e o melhor lugar pra se perder na Italia, no melhor dos sentidos claro. Reseve um dia para vagar sem rumo e sem roteiro pelas suas ruelas.

4 comentários:

  1. Meus parabéns amiga pelo seu trabalho. Sou seu seguidor do seu blog e gostaria que vc tb fosse a minha seguidora do meu blog. Um abraço de Manoel Limoeiro de Recife-PE.

    ResponderExcluir
  2. boa noite! vc escreve muito bem! dá p/ imaginar os locais! me diga: que temperatura vc experimentou em veneza em abril? era frio mesmo? ou só à noite? um abraço! Luciano

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciano!

    O clima lá lembra o inicio do inverno aqui. No primeiro dia, com sol, dava pra usar bermuda e camiseta numa boa.

    Sem sol rolava um friozinho, mas nada que jeans, camiseta e uma jaqueta não resolvam.

    À noite o frio não era excepcional, devia estar uns 15-17 graus mais ou menos.

    ResponderExcluir
  4. Ola! Irei com minha família para a Itália em Março, chego dia 27 em Veneza( somos em cinco).
    Descobri o mundo dos blogs de viajem e ando "fuçando" tudo que vejo pele frente.O seu em particular, tem esclarecido muita coisa. Você tem o dom da escrita.Parabéns!
    Você lembra onde comeu esse macarrão carbonara?
    Ando pesquisando locais onde a familia possa comer bem e barato.

    Um grande abraço!



    ResponderExcluir