domingo, 19 de abril de 2009

Organizando a viagem: roteiros

Decidido meu destino, passei a pensar no trajeto para começar a fazer logo as reservas.

A primeira dica que dou, para quem não conhece o destino a não sabe para onde quer ir e que pesqguise as cidades num guia a USE o Google Earth.

Meu primeiro destino seria Nice, de onde partiria para a casa de minha amiga em Juan les Pins onde estou hoje. Pensei em ( ou - dias e depois volyat dia 10 de maio, partindo de Roma.

Nice fica no sul da França e relativamente proximo da Italia, dai a decisão de começar pelo Norte. Utilizando o Google Earth pesquisei a distância media entre as cidades que queria visitar no norte: Florença, Milão, Veronq e Veneza e, da ultima, partir para Roma.

Milão descartei de cara quando descobri que nos poucos albergues disponiveis a diaria custava 89.90 euros. Não obrigada.

Descarie começar por Florença tambem quando descobri que a viagem demorava mais de 4 horas e nem trem noturno tinha - a opção dada tinha uma conexão de UMA hora em Bologna. Não, obrigada.

Ai resolvi começar por Veneza, depois que achei um vôo low cost por 62 euros. Sim, carinho, o dobro do preço de um bilhete de trem mas menos de 45 minutos de viagem sem ter que trocqr de trem.

E foi assim que inverti o meu destino, e trocei a primeira parte da viagem: Veneza, Verona, Florença e Roma. Comprei as passagens na internet atraves do site da TRENITALIA.

A dica: comprando pelo site e adiantado, desde que menos de 2 meses, na grande maioria das passagens vocë consegue comprar com 20% se selecionar a tarifa AMICA.

Depois, reserveis os albergues em 3 sites diferentes. Hi Hostels, Hostelworld e Hostelbookers.

Por questão de economia, opto sempre pela rede Hi Hostels, ja que tem os descontos de associados, mas antes, o melhor lugar para pesquisa e o Hostelworld. Quase todos do Hi Hostels vocë pode reservar por la mas sem os descontos. A vantagem e que nele você tem descrições melhores dos hostels, avaliação dos visitantes E comentarios dos mesmos, o que e muito importante.

Entre um hostel de 30 euros a diaria e com boa avaliação de 90% e um de 26 euros com boa avaliação de menos de 70% o que vocë escolhe? Economia sim, abrir mão de luxo sim, mas LIXO não.

E o hostelbookers, porquê?

Primeiro, ele não cobra a comissãozinha de reserva que os outros cobram e, alem disso, dependendo da epoca que vc reserva aparece uma caixinha discreta onde eles oferecem um cartão de ligações internacionais de graça ! 5 euros de credito. Não e nada mas rola uns 20 minutos de ligação local pro Brasil.

Se puderem, comprem tambem os passes.

Veneza ja haviam me informado que os trasportes são carerrimos e que havia um passe de èé horas que custava 33 euros, uma fortuna mas era mais em conta, integrando ônibus e vaporettos, os onibus que transitam nos canais em Veneza.

Ai, fuçando a net achei o site do HelloVenezia, um portal de turismo onde eles vendem os passes. Caros ainda assim, mas abrangendo Museus, Transportes, entradas nas Igrejas, acesso aos banheiros por 73 euros ou 96 euros com o transfer via barco para quem chega pelo aeroporto Marco Polo.

Eu de cara descartei o transfer ja que tem bus do aeroporto ate o ponto em que se pega o Vaporetto que pode ser pago com o ticket de transporte, ou seja, economia de 23 euros e 20 minutos a mais de viagem. Justo.

Mas ai descobri dentro deste site que tem um passe mais pobre, no Venice Connected onde tem um card identico, so que se comprado pela internet com antecedencia, sai desconto e não incluia as igrejas.

Considerando que a maioria das igrejas cobra 3 euros pra entrar e somente a Basilica de São Marcos deve interessar mesmo, comprei com eles o passe que inclui 72hs de transporte, museus a vontade, 10 ticktes de banheiro (quis pegar mais) e, ainda, passe de graça ao cassino de veneza a chave de acesso gratuita à rede wifi de veneza. Tudo isso por 55,25 euros! Comprei-o-o na hora!

Em Roma tabem tem o ROMAPASS que pode ser adquirido na Estação de trens termini. Por 23 ou 25 euros vc adquire um passe valido por 3 dias que da direito a transporte, 2 museus de graça e descontos nos demais locais turisticos pagos. Sem contar que busão e caro. E ainda ganha um mapinha de Roma.

Nos demais destinos, resolvo na hora, os hostel costumam organizar excursões e tours, muitas vezes ate mais em conta que aqueles oferecidos pela agências.

Para quem leu meus posts anteriores, sim voltei a viajar de mala rsrsrs maz agora uma mala mediana. A antiga, que quebrou, consegui trocar por uma menor mas de qualidade superior, o que eles fizeram gentilmente depois que falei do prejuizo que eu e minha amiga tivemos de qiase 100 euros com taxis que tivemos que pegar porque não conseguiamos subir e descer escadas do metro com a mala quebrada, alem dos hematomas na perna, que fiz questão de mostrar. Deixei ate uma carta pro gerente com uma foto.

Desta vez, roupa para metade dos dias, repetirei modelitos. Trouxe um tenis de couro, uma sapatilha e uma havaiana. Apenas um casaco. Minha mala esta a 2/3 de sua capacidade e ainda tem uma mochila no compartimento externo para as comprinhas.

Vamos ver se sozinha me controlo melhor.

Bisous à tous!

Um comentário:

  1. Ahh eu sou a culpada pelas comprinhas é?! Tudo bem q nós duas juntas rola um pouco de exagero né? Mas agora acho q apredemos a nos controlar! Pelo menos na minha última viagem eu não trouxe nada!! rs

    ResponderExcluir