segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Côte D´azur

Na minha primeira viagem realmente internacional (Argentina não conta), comecei pelo lado chique, voando direto para o sul da França, onde encontraria minha amiga Fá, meu destino pelos primeiros 5 dias de viagem.

Após uma tranquila viagem (ainda mais depois de vinho no jantar e vários champagnes com Haagen Daaz) cheguei a Paris e dali direto para Nice onde nos encontramos.

Não muito comum na rota dos mochileiros, ainda mais na baixa estação, ainda assim é um lugar a ser visitado.

Eu fiquei em Juan les Pins-Antibes que fica a meia hora de Nice e dali fui visitando as redondezas: Nice, Cannes e Mônaco.

Nice: Charmosa, vale a pena se perder nas ruas, dar belas voltas, tomar um café, fazer várias compritchas. Muitas lojinhas baratas para comprar não só lembrancinhas como coisas do dia a dia. As famosas pashminas estão lá, 6 euros, 5 euros se você comprar em uma quantidade maior, dando uma chorada básica.

Conheci apenas o básico mesmo pois só passei uma tarde. Não deixar de ver a praça principal, onde tem também grandes lojas como a famosa Sephora, dentre outras e o lado chamado Velho Nice (Vielleux Nice), com prédios mais antigos, históricos e, se não falha a memória, uma feira de... antiguidades.

Cannes: coladinho ali do lado, cidade pequena, urbana, tranquila, tem seu charme, mas o maior atrativo mesmo, na curta tarde que passei ali é o teatro onde acontece o festival de Cannes, onde Fá desfilou com seu pomposo Dolce&Gabbana logo após trocar o Brasil pela chiquerérrima vida européia. Eu não tenho nada de chique, mas tirei fotos na escadaria e o glorioso tapetão vermelho estava lá!

Mônaco: merece um Capítulo a parte.

Mas o sul da França tem muitas outras coisas a se ver. Ao que me lembro, do folder de horários dos trens, haviam duas paradas que muito me interessaram e que se um dia eu voltar, quero conhecer. Uma delas é Grasse, uma cidadezinha famosa pelas perfumarias que oferecem tour contando a história do perfume e demonstrando todo o processo de fabricação de uma fragância e, ao final, você monta sua fragrância personalizada e leva um vidro de perfume da mesma!

É dessa cidade e de suas perfumarias que saem todas as essência dos mais famosos perfumes franceses: Chanel, Dio, Givenchy, e de alguns fora da Europa também.

Outra que me interessava mas cujo nome não lembro agora, tinha como atrativo uma vila típica grega, com construções nos mesmos moldes arquitetônicos.

Fora isso, o Cap d´Antibes, colado na localidade onde minha amiga mora é o local de veraneio dos famosos: maddona, Elton John, todos eles tem ou já tiveram casa lá. As praias são charmosas, o visual é divino mas olhando a areia cheia de pedras e imaginando a temperatura da água a primeira coisa que penso é: que saudades da areia branca e fina de Cabo Frio...

Bons restaurantes, principalmente de frutos do mar, para quem curte. Como eu sou fresca e prefiro ver peixinhos e moluscos nadando felizes no fundo do mar, fui a restaurantes normais, lanchonetes, e um Italiano.

Meu primeiro contato com uma legítima boulangerie (padaria), com aquelas vitrines com doces que parecem de mentira, eu e Théo, as 7:30 da manhã. Não sabia quem estava sendo mais criança!

Da praia se vê os Alpes cheinhos de neve... fiquei louca pra ir, Fá prometeu mas no fatídico choveu, e neve com chuva não é bom, então, tivemos que abortar a ida...

Vale a visita e da próxima vez, além de Grasse e a tal cidade grega, Saint Tropez.

E ver minha amiga Fá! E Théo um moleque que eu amo!! L´enfant terrible! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário