segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Partindo pra Europa, mas antes...

Mala, mochila, o que seja, organizar é essencial. Não se iluda, você VAI comprar, vc não vai resisitir, ainda mais se você é mulher. Por mais pão dura que seja isso é FATO.

Como eu fui teoricamente na primavera, parte das dicas não se aplicam a muitos, mas desde já recomendo: as meias estações são as melhores épocas para se viajar. Esqueça o verão pois lá é um FORNO, não se iluda achando que vive no Brasil e aguenta. Fora o que fica tudo lotado, cheio de gente, tudo é mais caro e muvucado.

Abril, maio, outubro e novembro você tem temperaturas amenas, dias tranquilos e o melhor, LIQUIDAÇÕES! Preços mais em conta para tudo, estadias mais baratas, passeios mais baratos.

A primavera abril/maio tem o plus dos longos dias iluminados: qual não foi meu encanto ao descobrir que na Europa o sol se põe mais tarde e os dias ficam claros até as 21:00, 22:00???

Mas voltando à vaca fria, ou melhor, a MALA.

Ela é a peça fundamental para sua viagem dar certo e se vc visitará mais de 3 cidades, vc arrastará-la por muitas vezes e a Europa nem sempre é civilizada: não há elevadores em todas as estações de trem, nem escadas rolantes, nem pessoas bem intencionadas querendo te ajudar a carregar a mala. Todo cuidado é pouco.

Enquanto aqui no Brasil as pessoas são amáveis em ônibus e seguram suas bolsas e mochilas, cedem o lugar e ajudam com peso, lá todo mundo está sempre mal encarado e muitas vezes quem oferece ajuda quer roubar você. Soube de casos de roubos em Amsterdã, no ônibus ou no trêm de traslado do Aeroporto até o centro e vários em Paris, principalmente nas Gares du Nord e Austerlitz. Portanto, olho vivo na mala sempre. E olha que tem MUITA segurança ostensiva lá.

Mas voltando à mala, nada de vaidade. Nada de querer desfilar um modelito por dia, isso é ridículo, fútil, enche sua mala e tira espaço pra coisas novas.

Eu fui bem esforçada mas cheguei à conclusão de que pode-se sempre mais e a primeira dica é: leve metade das roupas que vc usaria ou um pouco menos. Se vc vai numa época fresca ainda friazinha você não transpira tanto, logo, pode repetir uma blusa.

Primavera você pega temperaturas que podem variar de 6º a 22º mais ou menos, foi o que passei por lá no período de 19/04 a 11/05.

Leve dois casacos: um mais esportivo e um para sair, se vc pretende ir a um lugar melhorizinho. Isso basta e mais que isso é exagero. Se vc levar casacos BONS, dos pesados, quando ficar fresco você terá que ter um casaquinho mais leve. Ou você pode levar casacos que não são pra um frio tão pesado e blusas mais grossas, de lã, para por embaixo do casado e por cima da camiseta.

Blusas de lã, umas 3 ou 4 caso está de ótimo tamanho, são 8 combinações com os casacos, se vc levar cachecóis então ou pashminas... :)

Blusas para vestir por baixo, leve menos que a metade dos dias que você vai ficar. Não vão sujar e vc não transpira tanto. Mas se vc transpira ou é homem... leve um pouco a mais.

Da minha experiência: levei17 blusas pros 25 dias. Conte nas minhas fotos, usei apenas 10 ou 11 e as que mais usei não aparecem, são de malha fria, que eu usava por baixo das blusas de lã. Algumas usei duas ou três vezes sem problemas.

Mas se vc vai pegar maio ou junho, leve blusas frescas, camisetinhas, pois depois que o sol abre... o dia é lindo e as fotos divinas!

Jeans: recomendo apenas dois você sempre pode lavar. Se não quer ter o trabalho, 1 por semana tá de bom tamanho. Não se esqueça que eles ocupam MUITO espaço na mala e pesam.

E nada de levar as calças cocotas e coladinhas. Se vc vai pegar frio, incha-se sempre um pouco e todo mundo engorda não tem jeito. Opte pelos jeans confortáveis e que estão com uma folguinha básica nos quadris e na cintura.

Pra quem vai em abril, recomendo pelo menos um par de meia-calça de lã ou roupa térmica se você tiver para colocar por baixo. E maio o tempo começa a abrir, faz sol e é fresco, mas não dá pra dispensar o casaco. Eu andava de jeans, blusinhas com manga curta e uma jaqueta de couro.

Bolsa: leve apenas UMA. De preferência a tiracolo, que dê para colocar um pouco mais do que vc precisa e uma garrafinha de água (beba MUITA água ou vc incha e fica com cara de bola nas fotos), mas nada de bolsas megas. Ou uma mochilinha mediana.

Sapatos: esqueça os saltos, sandálias e rasteirinhas. Leve sapatos fechados, confortáveis, preferencialmente do tipo sapatenis ou sapatilhas e de couro. primavera o tempo é imprevisível e às vezes chove todos os dias. Se for de tênis, ficará com os pés encharcados.

Escolher roupas que não precisem passar ou que não amassem muito é óbvio, uma luvinha sempre é bom ter às mãos e um bom óculos de sol. Leve filtro solar também e um hidratante para lábios e rosto nos dias frios.

Secador de cabelos: PEQUENO também é algo interessante para se levar.

Toalhas: você consegue alugar em quase todos o albergues mas nem sempre em todos, por isso, uma dica é comprar uma Hidrotowel, uma toalhinha pequena, de microfibra, superabsorvente que minha amiga Dani levou, amei e comprei quando fui à Argentina.

Tomadas: na europa só tem aquela de dois pinos redondos, não tem os pininhos paralelos, portanto, compre adaptador e LEVE, pois lá foi uma porcaria pra achar. Minha amiga Dani só conseguiu comprar um em Paris, já no final da viagem e depois de muito procurar.

Documentos: Agora a dica mais importante: scanneie seu passaporte, e salve as imagens destes e de TODOS os seus voucheres na inernet, envie um email pra si mesmo e leve cópia no pendrive. Nunca é demais. E tenha uma pastinha para arquivar toda essa tralha sem se perder.

Fotos: Pendrive, aliás, essencial para quem for serial-picture-taker como eu, que clicava de 200 a 300 vezes por dia. Eu comecei com um de 4gb e agora já penso no de 8gb. Cartão de memória extra é fundamental, nunca se esqueça de pilhas e, se sua máquina for de bateria, tente levar uma extra, se puder.

Internet: você encontra em cada esquina, os preços variam, no início via 5 euros a hora mas acabei encontrando bons locais onde se pagava 2 a 3 euros uma hora. E nesses locais eles gravam Cds ou Dvds.

Ligações: Esqueça os cartões telefônicos. Se vai para muitos paises, muitos dizem que funcionam mas não funcionam fora do pais onde vc compra, os minutos que valem nem sempre são o que dizem. Há locutórios em cada esquina, um pouco mais caro mas razoável. Cheguei a pagar 1 euro por dois minutos de ligação pro Brasil, mais que suficiente para dar um alô pros pais. E internet também é meio de comunicação.

Cadeados: É sempe bom ter, quantos forem necessários para lacrar os compartimentos da mala e pelo menos um livre para os lockers onde se guarda mochila e outros pertences mais importantes. TSA é bom pois dizem que eles usam pra abrir sua mala sem arrombar, mas contra isso tem sempre o bom e velho Protect BAG: ninguém vai ser besta de violar aquilo sem a sua presença.

REMÉDIOS: Remédios, de uso contínuo ou não, leve, leve todos daqui! Dor de cabeça, analgésico, antiinflamatório, relaxante muscular, antibiótico o que seja. Lá você não compra NADA em farmácias sem uma prescrição médica. Com a friaca invariavelmente nos primeiros dias vc sente a garganta coçar e muitos, descostumados com o frio sofrem com dores musculares de contração do frio. Eles nem olham mas não é bom exagerar.

E o mais importante: tudo que for de valor, na bolsa de ombro ou mochila que vc usará pra viajar, sempre: celular, máquina fotográfica, filmadora, cartões, dinheiro. E tenha sempre o moneybelt para guardar o passaporte, a maior parte do dinheiro e o cartão que vc não estiver usando.

Dicas dadas, aperte os cintos e vamos viajar. :)

2 comentários:

  1. Minha dica é: Dois casacos grossos, dois jeans e blusas de lã e meia calça (grossa) para colocar por baixo do jeans. Esqueça camisetas, shorts saias e afins! Não usei nenhuma, aliás até tentei usar quando chegamos a Barcelona, mas(apesar do dia lindíssimo) o frio era tanto q me arrependi. Sorte ter levado a pashimina q a Rachel havia me presenteado. Me enrolei nela e salvou meu dia rs!
    Não sou muito friorenta, mas tb não sou calorenta. Abril e maio é frio para nós brasileiros principalmente em Paris q venta o tempo todo!
    E Rachel q antes de sair do Brasil estava pensando em pegar uma prainha no mediterrâneo ahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. fui 4x para europa e pra mim a melhor estaçao ainda é o verao..

    ResponderExcluir