quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Paris, round 4!

Já desmemoriada e sem ter de cabeça o nome de todos os bairros pra continuar, lá vou eu.

Já não lembro mais da ordem em que fomos aos lugares, por isso, falarei de bairros que visitamos e as coisas boas que achamos. Num dos dias praticamente percorremos os bairros de Saint Germain du Près, Luxembourg e o Quartier Latin, famoso bairro de universitários, bem como da famosa Universidade de Sorbonne. Não há muitos monumentos, mas há MUITOS bares e restaurantes a preços convidativos , faculdades, museus...

Almoçamos no Quartier Latin num dos dias (antes de conhecer o Effe´s) e em várias ruas você se depara com um sem número de restaurantes oferecendo o Menu do dia - entrada, prato principal e uma sobremesa a um preço fixo - a melhor opção! Tudo a la carte sai mais caro e num Menu desses você pagava de 10 a 18 euros, nós pagamos 12 euros se não me engano, foi bome e MUITA comida: o meu prato, me lembro, era crepe de queijo na entrada (dois), peito de Peru ao molho de laranja com batatinhas e a sobremesa um sorvete. Mais os 3 euros do vinho e uma gorjetinha, 16 euros por um banquete.

Ainda em Saint Germain ficam as Catedrais de Saint Germain des Près e Saint Sulpice, a lendária faculdade de Sorbonne, o Museu de Cluny, voltado para a idade média e interessantíssimo a ser visitado. Fica também a Torre de Montparnasse, que infelizmente não tivemos tempo para visitar e de onde se tem a melhor vista de Paris, com a torrei Eiffel.

Muitos restaurantes, bares e bistrôs, é considerada a melhor região para se almoçar ou simplesmente tomar seu drink, com calma.

Ainda no Quartier Latin temos o Panthéon e, na mesma praça, por assim dizer, A Escola de Direito de Paris. O jardin des plantes (jardim botânico) de Paris merece uma visita mas não espere muito, não chega aos pés do nosso. É público e aberto a visitas. Tem um mini-zoo, mini-fazendinha ou coisa que o valha, vale uma caminhada.

Saint Germain des Près é quase um Quartier Latin amplificado. Duas importantes universidades (Escola de Belas artes e de Administração), vários museus, dentre os quais destaco o de Delacroix e o Museu D´Orsay (pra mim, o melhor).

Outro bairro altamente recomendado para se ficar pela quantidade de bons restaurantes a preços razoáveis e vários cafés e bistrôs maravilhosos e famosos, dentre eles o Café de flore e Les deux Magots, imortalizado no filme "O fabuloso destino de Amelie Poulain (e que por falta de tempo não entrei BUÁ, mas tenho foto).

A igreja de Saint Sulpice que vimos de passagem fica quase na divisa com o bairro abaixo, Luxembourg, lele, há pouco para se ver, basicamente o Palácio de Luxemburgo e o respectivo Jardim, a fonte de Médicis.

Atrás de Saint Sulpice está o Palácio de Luxemburgo e o respectivo Jardim, que leva seu nome, considerado um dos mais belos de Paris. Apesar de ser o início da primavera, peguei o mesmo praticamente sem flores, num dia em que o tempo abria e fechava numa questão de minutos, ou até mesmo metros! Nessa foto ao lado, por trás de mim o Palácio do Luxemburgo e parte dos Jardins.

É um lugar bonito mas nada de excepcional, mas agradável para se passear.D entro dos jardins podíamos ver locais onde chuvia e onde há raios de sol! Acredito que seja incrivelmente belo na alta primavera. Belas estátuas e chafarizes, um local bem agradável para se visitar. Essa ai do lado é a Fonte de Medicis (La fountain de Medicis).

São três "bairros" que podem ser visitados com a mais absoluta calma em um dia inteiro, afinal, não se esqueça, nessa época temos luz do dia até quase 22:00hs.

Ah e antes que eu me esqueça: na fronteira entre Saint Germain e o Sena fica o Palácio da Justiça (Palais de Justice) e é dentro dele e escondidinha que fica a Saint Chapelle. Entramos no palácio, chegamos na porta da mesma mas o preço de 12 euros fez minha companhia desistir da visita.

Conselho de amiga, NÃO ECONOMIZE com museus e igrejas se for o caso, não vale a pena! No primeiro domingo do mês todos os museus são de graça mas a Saint Chapelle não. Deixamos pra ver no tal domingo, achando que seria de graça mas não foi. Economia porca no meu entender. Os museus em geral custam de 10-15 euros é o padrão.

Quer economizar? Recomendo deixar o Louvre para ver no domingo e duas horinhas no final do dia para o Museu D´Orsay são mais que suficientes.

Ah sim o Jardim do Luxemburgo tem entrada Franca!