sábado, 3 de outubro de 2009

Machu Pichhu – a saga

Eu, viajante acostumada a planejar tudo, pesquisei durante algumas semanas pela internet, achando que os preços seriam mais ou menos iguais. Ledo engano meu.

Me pediram 220 dólares pela excursão de UM dia a Machu Pichhu, 10 dólares pelo city tour e 35 dólares pelo passeio do vale sagrado.

Eu fechei tudo por 131 dólares pra mim e 152 pra minha amiga.

É caro sim, mas não esse exagero. O City tour lá é ofertado por 15 soles, mais ou menos 6 dólares e o Vale Sagrado por 25-45 soles, dependendo se vc quer que inclua o almoço Buffet ou não, o que seria algo entre 10 e 15 dólares. Só aí mais de 25-30 dólares em economia.

Para Machu Pichu há o problema do deslocamento.

Antigamente, o trem saía de Cuzco direto para águas calientes, cidade mais próxima de Mmachu Picchu. Segundo consta, por interesses meramente arrecadatórios (segundo o governo por causa da poluição), o trem parou de fazer o trajeto de Cuzco para machu Picchu, obrigando os turistas a viajar até Ollantaytambo (próxima ao vale sagrado) e ali pegar o trem para águas calientes, sendo o primeiro deles às 05:40.

Curiosamente o trem Cuzco-Águas calientes está disponível para os nativos, que pagam um preço diferenciado, obviamente. Por que será???

Com essa atitude os peruanos obrigam os turistas a pernoitarem em Ollantaytambo (aumentando a renda da cidade) ou em Águas Calientes (por igual motivo).

Ou, ainda, você pode sair de Cuzco às TRÊS da manhã para ir para Ollantaytambo e pegar o trem das 05:40, com o detalhe:

1. Não existe transporte regular de Cuzco-Ollantaytambo, só vans.
2. Elas funcionam quando querem
3. As agências de turismo não oferecem transporte coletivos.
4. O que te resta? TAXI.

Aí os safados metem a mão, pedindo 35 dólares pela ida e volta.

Quanto ao custo Machu Pichu, abstraindo o transporte de Cuzco para Olantaytambo:

Trem backpacker: 31-42 dólares cada trecho, 62/84 ida e volta.
Entrada Machu Pichu: 42 dólares, 21 dólares com carteirinha de estudante
Ônibus Águas Calientes Machu Picchu 14 dólares ida e volta

Um roubo esse último e se vc quiser só um trecho 10 dólares. Vai roubar pra ser preso!

Logo, com base nesses preços você conclui que sem a carteirinha de estudante você gasta no MÍNIMO 118 dólares e no MÁXIMO 140 dólares, sem incluir o traslado Cuzco-Machu Picchu. Com carteirinha sai por 97 dólares ou 119 dólares.

Um amigo meu disse que foi em grupo de 4 num taxi e pagaram 80 soles ao todo, o que não chega a 29 dólares, ida E volta. Se você voltar de van, não sai mais que 10 soles.

Agora pergunta-se: 220 dólares?

Os filhos da mãe colocam comissão em TUDO. Muito acima do que você espera.

Depois do que vivi no peru, beijo os pés de qualquer agência brasileira, Brasil é luxo viu????

Infelizmente eles fazem de TUDO para arrancar tudo o que podem de você. Às vezes me pergunto se toda a segurança e a falta de “violência” compensam. Afinal, o que eles fazem lá, pra mim, é violência.

Mas o próximo post falará sobre a parte BOA. :D

Um comentário:

  1. Oi Rachel !!!!

    ADOREIIIII seu blog! ADOREI o texto que escreveu!! TD perfeito, quem te conhece sabe que vc eh assim mesmo, a menina dos mil volts!!! E que agora faz da vida essa aventura de descobrimento por novos países e novas culturas!!!! QUERO SER VC AMANHÂ rs!!!! E olha que já fui assim um dia...Tb já ouvi isso, o qto eu viajava...foi uma época boa. Que podem te roubar td, menos o que vc jpa viveu. E vc sabe mais do que ninguém, viajar é viver, no sentido mais profundo e filosófico...é aprender, respirar novas culturas, sonhar de olhos abertos...realizar um sonho. Toda vez que falo de sonho lembro de tirar essa foto na Golden Gate em San Francisco (1999), estava ali concretizando um sonho, que viviva sonhando em um dia realizar...tomava banho pensando em um dia estar lá...E qdo estive quase chorei de emoção...vi que sonhar é acreditar...

    Dia 22/12 agora estaremos juntas e falarei para vc das minhas metas para 2010 e Deus quer td dando certo, vc etrá uma companheira de viagem rs! Só vai ter q ir de novo p Macchu Picchu comigo hein!!! eh meu sonho rs!!!!

    PARABENS pelo blog, adorei de paixão. Eh sua cara!!!

    BEIJOCASSS

    ResponderExcluir